A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.
A cerimónia de abertura terá lugar no Estádio Ilídio Couto, pelas 9h15, seguindo-se, pelas 9h30, a abertura do bar, um torneio Ilídio Couto para jovens, momentos de diversão – insuflável, jogos tradicionais e uma demonstração do atelier de teatro. No Cruzeiro da Independência, estará também a decorrer pintura e desenho para os mais pequenos, arte com argila, saída para visita guiada às gravuras rupestres e jogos tradicionais.
Simultaneamente, os Jardins de São Gregório serão ainda palco da “Festa do Sável”. A abertura do bar acontece pelas 9h30. Ao longo do dia, o espaço contará com várias atividades, nomeadamente, demonstração musical da Escola de Música, passeio de pônei, insuflável e jogos tradicionais. O almoço e o jantar estarão também assegurados sendo o sável o prato principal. Segundo o cartaz, haverá ainda “outras pratos típicos”. Pelas 18h00 realizar-se-á a eucaristia, finalizando o dia com um concerto protagonizado pela Banda Lanhelense, pelas 22h00.
A iniciativa conta com uma organização de todas as associações e entidades da freguesia: Lanhelas Futebol Clube, Mordomia da Festa do Senhor da Saúde e Santa Rita de Cássia 2024, Sociedade Musical Banda Lanhelense, Junta de Freguesia de Lanhelas, Jovens de Lanhelas- Pés d’Areia, Corema e Casa do Povo de Lanhelas. A mesma conta ainda com o apoio do Município de Caminha.
O Dia da Criança foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris. Portugal, à semelhança de vários países, adotou o dia 1 de junho para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.
Consulte aqui a programação:

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.