A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.
A cerimónia de abertura terá lugar no Estádio Ilídio Couto, pelas 9h15, seguindo-se, pelas 9h30, a abertura do bar, um torneio Ilídio Couto para jovens, momentos de diversão – insuflável, jogos tradicionais e uma demonstração do atelier de teatro. No Cruzeiro da Independência, estará também a decorrer pintura e desenho para os mais pequenos, arte com argila, saída para visita guiada às gravuras rupestres e jogos tradicionais.
Simultaneamente, os Jardins de São Gregório serão ainda palco da “Festa do Sável”. A abertura do bar acontece pelas 9h30. Ao longo do dia, o espaço contará com várias atividades, nomeadamente, demonstração musical da Escola de Música, passeio de pônei, insuflável e jogos tradicionais. O almoço e o jantar estarão também assegurados sendo o sável o prato principal. Segundo o cartaz, haverá ainda “outras pratos típicos”. Pelas 18h00 realizar-se-á a eucaristia, finalizando o dia com um concerto protagonizado pela Banda Lanhelense, pelas 22h00.
A iniciativa conta com uma organização de todas as associações e entidades da freguesia: Lanhelas Futebol Clube, Mordomia da Festa do Senhor da Saúde e Santa Rita de Cássia 2024, Sociedade Musical Banda Lanhelense, Junta de Freguesia de Lanhelas, Jovens de Lanhelas- Pés d’Areia, Corema e Casa do Povo de Lanhelas. A mesma conta ainda com o apoio do Município de Caminha.
O Dia da Criança foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris. Portugal, à semelhança de vários países, adotou o dia 1 de junho para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.
Consulte aqui a programação:

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.