A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.
A cerimónia de abertura terá lugar no Estádio Ilídio Couto, pelas 9h15, seguindo-se, pelas 9h30, a abertura do bar, um torneio Ilídio Couto para jovens, momentos de diversão – insuflável, jogos tradicionais e uma demonstração do atelier de teatro. No Cruzeiro da Independência, estará também a decorrer pintura e desenho para os mais pequenos, arte com argila, saída para visita guiada às gravuras rupestres e jogos tradicionais.
Simultaneamente, os Jardins de São Gregório serão ainda palco da “Festa do Sável”. A abertura do bar acontece pelas 9h30. Ao longo do dia, o espaço contará com várias atividades, nomeadamente, demonstração musical da Escola de Música, passeio de pônei, insuflável e jogos tradicionais. O almoço e o jantar estarão também assegurados sendo o sável o prato principal. Segundo o cartaz, haverá ainda “outras pratos típicos”. Pelas 18h00 realizar-se-á a eucaristia, finalizando o dia com um concerto protagonizado pela Banda Lanhelense, pelas 22h00.
A iniciativa conta com uma organização de todas as associações e entidades da freguesia: Lanhelas Futebol Clube, Mordomia da Festa do Senhor da Saúde e Santa Rita de Cássia 2024, Sociedade Musical Banda Lanhelense, Junta de Freguesia de Lanhelas, Jovens de Lanhelas- Pés d’Areia, Corema e Casa do Povo de Lanhelas. A mesma conta ainda com o apoio do Município de Caminha.
O Dia da Criança foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris. Portugal, à semelhança de vários países, adotou o dia 1 de junho para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.
Consulte aqui a programação:

A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.