Com o objetivo de apoiar os estudantes com maiores dificuldades económicas, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alarga o seu conjunto de bolsas e apoios para estudantes matriculados no 1.ª ano pela 1.ª vez. Assim, para o ano letivo 2024/2025, o IPVC lança uma nova bolsa destinada à aquisição de materiais pedagógicos, no âmbito do projeto Com.Sigo+, cofinanciado pelo PRR.
A Bolsa de Apoio à Aquisição de Material Pedagógico destina-se a estudantes matriculados pela primeira vez no 1.º ano de um curso de licenciatura ou CTeSP do IPVC, que tenham solicitado, mas não sejam beneficiários da bolsa de estudo da DGES.
Com uma política orientada para a promoção do ensino, o combate ao abandono escolar e a redução do insucesso académico, o IPVC disponibiliza este apoio que pode atingir os 300 euros.
Este benefício insere-se no projeto Com.Sigo+ Impulso Mais Digital – Programa de Promoção do Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior, cofinanciado pelo PRR.
Consulta a página dos SAS-IPVC e conhece melhor esta e outras bolsas que o Politécnico de Viana do Castelo tem disponíveis para os seus estudantes. Fica também a par das regras técnicas e do formulário de candidatura.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.