Ao longo desta semana, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolhe a primeira Academia de Verão de 2023. As atividades vão decorrer em todas as Escolas do Politécnico e contam com a participação de dezenas de jovens do ensino secundário de todo o país.
Até ao próximo sábado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é “invadido” por jovens do secundário que chegam de todo o país.
Em curso está mais uma edição do IPVC Power UP, um momento em que os alunos do ensino secundário tem uma experiência académica no ensino superior, com atividades tão diversas quanto didáticas e lúdicas.
Ao longo desta semana, os jovens estudantes terão oportunidade de visitar as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, distribuídas pelo Alto Minho, e participar numa série de atividades pensadas para os receber como:
– Oficina de artes visuais
– Risoterapia – bem-estar físico e psicológico através do riso
– Quikmassage
– Peddy-paper
– Análise sensorial de alimentos e oportunidades de negócio
– Manutenção preditiva de motor automóvel
– Workshop de arduino: constrói o teu instrumento musical
– Agricultura: do campo à digitalização
– A geoinformática na promoção da (bio)economia circular e inteligência circular
– Os parasitas vivos para a experimentação e inovação em
biotecnologia
– Boss power, logistics and business power, digital power e digital
power
– Atividades de fitness e surf
Estas são as atividades propostas para esta semana e que irão permitir que todos os jovens que visitam o Politécnico de Viana do Castelo conheçam o universo do IPVC assim como a região.
Na receção aos estudantes, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, desejou a todos uma boa semana de atividades, afirmando que se trata de “uma oportunidade de excelência para os jovens tirarem dúvidas, ficarem a conhecer ‘por dentro’ o Politécnico e travarem amizades”.
Já os jovens estudantes explicaram a escolha pelo IPVC com “a boa energia das pessoas, a forma calorosa como são recebidos, o feedback que tiveram de outros alunos, mas também pela diversidade da oferta formativa do IPVC”.
Este ano, a Power UP acolhe estudantes oriundos do Algarve, Lisboa, Cascais, Coimbra, Leiria, Vila Real, Bragança, Porto, Braga, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Valença.
Ao longo desta semana, os estudantes irão pernoitar nas residências do IPVC.
As Academias de Verão do IPVC não têm qualquer custo para os estudantes e são acompanhadas por monitores.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.