Ao longo desta semana, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolhe a primeira Academia de Verão de 2023. As atividades vão decorrer em todas as Escolas do Politécnico e contam com a participação de dezenas de jovens do ensino secundário de todo o país.
Até ao próximo sábado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é “invadido” por jovens do secundário que chegam de todo o país.
Em curso está mais uma edição do IPVC Power UP, um momento em que os alunos do ensino secundário tem uma experiência académica no ensino superior, com atividades tão diversas quanto didáticas e lúdicas.
Ao longo desta semana, os jovens estudantes terão oportunidade de visitar as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, distribuídas pelo Alto Minho, e participar numa série de atividades pensadas para os receber como:
– Oficina de artes visuais
– Risoterapia – bem-estar físico e psicológico através do riso
– Quikmassage
– Peddy-paper
– Análise sensorial de alimentos e oportunidades de negócio
– Manutenção preditiva de motor automóvel
– Workshop de arduino: constrói o teu instrumento musical
– Agricultura: do campo à digitalização
– A geoinformática na promoção da (bio)economia circular e inteligência circular
– Os parasitas vivos para a experimentação e inovação em
biotecnologia
– Boss power, logistics and business power, digital power e digital
power
– Atividades de fitness e surf
Estas são as atividades propostas para esta semana e que irão permitir que todos os jovens que visitam o Politécnico de Viana do Castelo conheçam o universo do IPVC assim como a região.
Na receção aos estudantes, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, desejou a todos uma boa semana de atividades, afirmando que se trata de “uma oportunidade de excelência para os jovens tirarem dúvidas, ficarem a conhecer ‘por dentro’ o Politécnico e travarem amizades”.
Já os jovens estudantes explicaram a escolha pelo IPVC com “a boa energia das pessoas, a forma calorosa como são recebidos, o feedback que tiveram de outros alunos, mas também pela diversidade da oferta formativa do IPVC”.
Este ano, a Power UP acolhe estudantes oriundos do Algarve, Lisboa, Cascais, Coimbra, Leiria, Vila Real, Bragança, Porto, Braga, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Valença.
Ao longo desta semana, os estudantes irão pernoitar nas residências do IPVC.
As Academias de Verão do IPVC não têm qualquer custo para os estudantes e são acompanhadas por monitores.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.