Ao longo desta semana, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolhe a primeira Academia de Verão de 2023. As atividades vão decorrer em todas as Escolas do Politécnico e contam com a participação de dezenas de jovens do ensino secundário de todo o país.
Até ao próximo sábado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é “invadido” por jovens do secundário que chegam de todo o país.
Em curso está mais uma edição do IPVC Power UP, um momento em que os alunos do ensino secundário tem uma experiência académica no ensino superior, com atividades tão diversas quanto didáticas e lúdicas.
Ao longo desta semana, os jovens estudantes terão oportunidade de visitar as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, distribuídas pelo Alto Minho, e participar numa série de atividades pensadas para os receber como:
– Oficina de artes visuais
– Risoterapia – bem-estar físico e psicológico através do riso
– Quikmassage
– Peddy-paper
– Análise sensorial de alimentos e oportunidades de negócio
– Manutenção preditiva de motor automóvel
– Workshop de arduino: constrói o teu instrumento musical
– Agricultura: do campo à digitalização
– A geoinformática na promoção da (bio)economia circular e inteligência circular
– Os parasitas vivos para a experimentação e inovação em
biotecnologia
– Boss power, logistics and business power, digital power e digital
power
– Atividades de fitness e surf
Estas são as atividades propostas para esta semana e que irão permitir que todos os jovens que visitam o Politécnico de Viana do Castelo conheçam o universo do IPVC assim como a região.
Na receção aos estudantes, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, desejou a todos uma boa semana de atividades, afirmando que se trata de “uma oportunidade de excelência para os jovens tirarem dúvidas, ficarem a conhecer ‘por dentro’ o Politécnico e travarem amizades”.
Já os jovens estudantes explicaram a escolha pelo IPVC com “a boa energia das pessoas, a forma calorosa como são recebidos, o feedback que tiveram de outros alunos, mas também pela diversidade da oferta formativa do IPVC”.
Este ano, a Power UP acolhe estudantes oriundos do Algarve, Lisboa, Cascais, Coimbra, Leiria, Vila Real, Bragança, Porto, Braga, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Valença.
Ao longo desta semana, os estudantes irão pernoitar nas residências do IPVC.
As Academias de Verão do IPVC não têm qualquer custo para os estudantes e são acompanhadas por monitores.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).