Ao longo desta semana, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolhe a primeira Academia de Verão de 2023. As atividades vão decorrer em todas as Escolas do Politécnico e contam com a participação de dezenas de jovens do ensino secundário de todo o país.
Até ao próximo sábado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é “invadido” por jovens do secundário que chegam de todo o país.
Em curso está mais uma edição do IPVC Power UP, um momento em que os alunos do ensino secundário tem uma experiência académica no ensino superior, com atividades tão diversas quanto didáticas e lúdicas.
Ao longo desta semana, os jovens estudantes terão oportunidade de visitar as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, distribuídas pelo Alto Minho, e participar numa série de atividades pensadas para os receber como:
– Oficina de artes visuais
– Risoterapia – bem-estar físico e psicológico através do riso
– Quikmassage
– Peddy-paper
– Análise sensorial de alimentos e oportunidades de negócio
– Manutenção preditiva de motor automóvel
– Workshop de arduino: constrói o teu instrumento musical
– Agricultura: do campo à digitalização
– A geoinformática na promoção da (bio)economia circular e inteligência circular
– Os parasitas vivos para a experimentação e inovação em
biotecnologia
– Boss power, logistics and business power, digital power e digital
power
– Atividades de fitness e surf
Estas são as atividades propostas para esta semana e que irão permitir que todos os jovens que visitam o Politécnico de Viana do Castelo conheçam o universo do IPVC assim como a região.
Na receção aos estudantes, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, desejou a todos uma boa semana de atividades, afirmando que se trata de “uma oportunidade de excelência para os jovens tirarem dúvidas, ficarem a conhecer ‘por dentro’ o Politécnico e travarem amizades”.
Já os jovens estudantes explicaram a escolha pelo IPVC com “a boa energia das pessoas, a forma calorosa como são recebidos, o feedback que tiveram de outros alunos, mas também pela diversidade da oferta formativa do IPVC”.
Este ano, a Power UP acolhe estudantes oriundos do Algarve, Lisboa, Cascais, Coimbra, Leiria, Vila Real, Bragança, Porto, Braga, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Valença.
Ao longo desta semana, os estudantes irão pernoitar nas residências do IPVC.
As Academias de Verão do IPVC não têm qualquer custo para os estudantes e são acompanhadas por monitores.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.