O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) rejeitou hoje que haja uma redução de financiamento à realização de festivais de cinema em Portugal e explicou à Lusa que os concursos deste ano são para “eventos de menor dimensão”.
Os concursos do ICA de apoio financeiro ao cinema e audiovisual abriram na terça-feira e num dos programas de financiamento, plurianual, de apoio à exibição em festivais e circuitos alternativos, estão alocados 500.000 euros.
Em 2023, este programa apresentava uma dotação de 3,14 milhões de euros, dos quais 2,7 milhões de euros eram para apoio a festivais de cinema (a três anos) e 440.000 euros para a exibição em circuitos alternativos (a dois anos).
Perante estes valores, em explicação enviada à agência Lusa, fonte oficial do ICA referiu que em 2024 este programa de financiamento é considerado “um novo apoio à realização de festivais em território nacional”, com 500.000 euros.
Segundo o ICA, este apoio tem a duração de dois anos, “para acompanhar eventos de menor dimensão em relação aos festivais apoiados através do concurso de 2023, mas de grande importância nas regiões onde se inserem”.
Em 2023, neste programa de apoio à exibição em festivais e circuitos alternativos, ao subprograma dedicado a festivais – com 2,7 milhões de euros a repartir por três anos – foram admitidas 20 candidaturas, tendo sido apoiados 15 eventos de cinema.
De acordo com informação disponível ‘online’ na página do ICA, dos 15 festivais que vão receber apoio financeiro, a maioria pertence às áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. De fora dos apoios ficaram os festivais de curtas-metragens de Tomar (Santarém) e de Évora, o Curta Açores (São Miguel), os Encontros de Cinema de Viana (Viana do Castelo) e a Festa do Cinema Italiano, que acontece em várias localidades do país.
O subprograma de 2023 dedicado à exibição de cinema em circuitos alternativos, como cineclubes, está ainda em análise.
Em 2024, o orçamento total dos concursos de apoio financeiro do ICA é de 29,6 milhões de euros, de igual valor ao de 2023.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.