Logo
Nacional

Instituto de Socorros a Náufragos reforça vigilância na Época Balnear 2025

29 Maio, 2025 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Realizou-se, em Setúbal, a cerimónia de entrega de mais 20 viaturas "Volkswagen Amarok" por parte da SIVA|PHS ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que iniciam no dia 1 de junho a sua missão de reforço da vigilância nas praias portuguesas.

O ISN e a SIVA|PHS associam-se uma vez mais na época balnear através do Projeto “SeaWatch”, que funciona desde 2011 e tem por objetivo incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as que não têm vigilância permanente.

Outros dos parceiros deste projeto são a Volkswagen Financial Services, que salvaguarda o financiamento das viaturas, a BP Portugal, que contribui com a cedência de combustível para a operação das viaturas “Amarok”, e a Ageas Seguros, que garante o seguro automóvel destas viaturas.

Esta cerimónia foi presidida pelo Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Jorge Nobre de Sousa, do Diretor-geral da Autoridade Marítima, Vice-almirante José Vizinha Mirones, e representantes dos diversos parceiros envolvidos.

Para o Almirante Jorge Nobre de Sousa esta cerimónia “simboliza não apenas a renovação dos meios operacionais, mas também o reforço do compromisso coletivo com a assistência a banhistas e o socorro a náufragos nos espaços balneares nacionais”, reforçando ainda que, “apesar da existência de iniciativas como o Projeto “SeaWatch”, a escolha de praias vigiadas deve ser sempre a opção prioritária dos banhistas”.

Estas 20 viaturas juntam-se às 16 já recebidas, em 17 de abril, para reforço da vigilância no período da Páscoa, totalizando 36 viaturas cedidas para o Projeto “SeaWatch”.

Em 2024, o Projeto “SeaWatch” possibilitou o salvamento de 18 veraneantes, efetuando 115 assistências de primeiros socorros e 18 buscas com sucesso de crianças perdidas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 5 Novembro, 2025

Benfica perde frente ao Bayer Leverkusen e continua sem pontuar na Liga dos Campeões

O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.

Regional 5 Novembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo arranca com novo ano letivo das Aulas de Português para Migrantes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.

Desporto 5 Novembro, 2025

Âncora Praia Futebol Clube já exibe novo relvado sintético

O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.

Regional 5 Novembro, 2025

O teatro chega aos cafés do Alto Minho

Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.

Internacional 5 Novembro, 2025

Viana do Castelo apresenta projeto Viana STARTS em Barcelona

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.

Regional 5 Novembro, 2025

Voluntários juntam-se para plantar mais de mil árvores na Serra Amarela

Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Regional 5 Novembro, 2025

Rádio Cultural de Cerveira temporariamente fora do ar

A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.