A Autoridade Marítima Nacional (AMN), através do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) recebeu duas embarcações salva-vidas de média capacidade, numa cerimónia realizada na marina de Viana do Castelo.
Estas embarcações, construídas pela indústria privada nacional, serão atribuídas às Estações Salva-vidas de Aveiro e de Ponta Delgada, com o objetivo de reforçar o dispositivo e a capacidade operacional das Estações Salva-Vidas, garantindo uma resposta mais eficaz às operações de busca e salvamento marítimo.
A aquisição destas unidades enquadra-se no esforço contínuo de modernização e reforço dos meios operacionais do ISN. O Diretor-geral da Autoridade Marítima destacou o momento, afirmando que este foi um “dia extremamente importante para a Autoridade Marítima Nacional, porque é uma instituição que 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano, contribui para a segurança dos nossos concidadãos”.
O Vice-almirante Vizinha Mirones reforçou ainda que a aquisição destas duas embarcações “merece toda a nossa confiança” e que “esta parceria estimula a indústria nacional, a indústria local, desenvolve a nossa economia e fortalece a ligação que temos com o tecido empresarial”, completando que as mesmas vêm assim robustecer o dispositivo da AMN, na missão de proteger os portugueses.

Durante a cerimónia, que contou com a presença de diversas entidades, o Diretor-geral da Autoridade Marítima relevou também o papel dos tripulantes das embarcações salva-vidas, que “todos os dias, a qualquer hora, acodem às situações mais difíceis, arriscando a própria vida em prol da segurança dos outros”.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, fez questão de destacar a importância desta parceria, afirmando que a palavra do dia é confiança, “na indústria Viana do Castelo e na indústria nacional”, deixando também uma palavra de apreço e confiança aos tripulantes das embarcações salva-vidas: “desejo o maior sucesso, sei que estão absolutamente preparados para atuar com a maior competência”.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.