A Autoridade Marítima Nacional (AMN), através do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) recebeu duas embarcações salva-vidas de média capacidade, numa cerimónia realizada na marina de Viana do Castelo.
Estas embarcações, construídas pela indústria privada nacional, serão atribuídas às Estações Salva-vidas de Aveiro e de Ponta Delgada, com o objetivo de reforçar o dispositivo e a capacidade operacional das Estações Salva-Vidas, garantindo uma resposta mais eficaz às operações de busca e salvamento marítimo.
A aquisição destas unidades enquadra-se no esforço contínuo de modernização e reforço dos meios operacionais do ISN. O Diretor-geral da Autoridade Marítima destacou o momento, afirmando que este foi um “dia extremamente importante para a Autoridade Marítima Nacional, porque é uma instituição que 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano, contribui para a segurança dos nossos concidadãos”.
O Vice-almirante Vizinha Mirones reforçou ainda que a aquisição destas duas embarcações “merece toda a nossa confiança” e que “esta parceria estimula a indústria nacional, a indústria local, desenvolve a nossa economia e fortalece a ligação que temos com o tecido empresarial”, completando que as mesmas vêm assim robustecer o dispositivo da AMN, na missão de proteger os portugueses.

Durante a cerimónia, que contou com a presença de diversas entidades, o Diretor-geral da Autoridade Marítima relevou também o papel dos tripulantes das embarcações salva-vidas, que “todos os dias, a qualquer hora, acodem às situações mais difíceis, arriscando a própria vida em prol da segurança dos outros”.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, fez questão de destacar a importância desta parceria, afirmando que a palavra do dia é confiança, “na indústria Viana do Castelo e na indústria nacional”, deixando também uma palavra de apreço e confiança aos tripulantes das embarcações salva-vidas: “desejo o maior sucesso, sei que estão absolutamente preparados para atuar com a maior competência”.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.