A Autoridade Marítima Nacional (AMN), através do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) recebeu duas embarcações salva-vidas de média capacidade, numa cerimónia realizada na marina de Viana do Castelo.
Estas embarcações, construídas pela indústria privada nacional, serão atribuídas às Estações Salva-vidas de Aveiro e de Ponta Delgada, com o objetivo de reforçar o dispositivo e a capacidade operacional das Estações Salva-Vidas, garantindo uma resposta mais eficaz às operações de busca e salvamento marítimo.
A aquisição destas unidades enquadra-se no esforço contínuo de modernização e reforço dos meios operacionais do ISN. O Diretor-geral da Autoridade Marítima destacou o momento, afirmando que este foi um “dia extremamente importante para a Autoridade Marítima Nacional, porque é uma instituição que 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano, contribui para a segurança dos nossos concidadãos”.
O Vice-almirante Vizinha Mirones reforçou ainda que a aquisição destas duas embarcações “merece toda a nossa confiança” e que “esta parceria estimula a indústria nacional, a indústria local, desenvolve a nossa economia e fortalece a ligação que temos com o tecido empresarial”, completando que as mesmas vêm assim robustecer o dispositivo da AMN, na missão de proteger os portugueses.

Durante a cerimónia, que contou com a presença de diversas entidades, o Diretor-geral da Autoridade Marítima relevou também o papel dos tripulantes das embarcações salva-vidas, que “todos os dias, a qualquer hora, acodem às situações mais difíceis, arriscando a própria vida em prol da segurança dos outros”.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, fez questão de destacar a importância desta parceria, afirmando que a palavra do dia é confiança, “na indústria Viana do Castelo e na indústria nacional”, deixando também uma palavra de apreço e confiança aos tripulantes das embarcações salva-vidas: “desejo o maior sucesso, sei que estão absolutamente preparados para atuar com a maior competência”.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.