Logo
Nacional

Instituto de Socorros a Náufragos recebe 16 viaturas para reforço da vigilância na Páscoa

18 Abril, 2025 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Realizou-se, na quinta-feira, nas instalações da Direção de Faróis, localizadas em Oeiras, a cerimónia de entrega de 14 viaturas “Volkswagen Amarok” e duas “Volkswagen ID.BUZZ” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que iniciam de imediato, a sua missão de reforço da vigilância nas praias portuguesas, antes do início da época balnear.

Durante o evento, o Diretor do ISN salientou que “o mar é um meio adverso mesmo no verão, mas sobretudo nesta época do ano, em que ainda é de inverno e nem sempre são percecionados pelo cidadão os perigos que pode representar”.

Relembrou ainda que “a população deve aguardar pelo dispositivo da época balnear, que oferece uma maior garantia para quem frequenta a prática balnear”, alertando que “a melhor forma de prevenir desastres, é evitar comportamentos de risco”.

Para além das 14 viaturas “Volkswagen Amarok”, foram ainda entregues duas viaturas “Volkswagen ID.BUZZ” para apoio logístico no socorro e auxílio nas praias da costa portuguesa. “Os meios serão colocados principalmente nas zonas onde esperamos, por vários indicadores, que haja maior afluência nesta altura, nas zonas do centro e sul”, avançou o Comandante Lourenço Gorricha.

​Na cerimónia marcaram presença o Diretor do ISN, Capitão-de-mar-e-guerra Jorge Lourenço Gorricha e um representante da SIVA Portugal, Magno Gonçalves.

O ISN e a SIVA Portugal associam-se uma vez mais através do Projeto “SeaWatch”, que funciona desde 2011 e tem por objetivo incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as não vigiadas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Paredes de Coura celebra fevereiro com cultura, teatro e tradições do Entrudo

Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Reunião camarária aborda revisão orçamental, mobilidade e protocolos sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.

Cultura 2 Fevereiro, 2026

Viana Jazz entre os 10 melhores festivais ibéricos

O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Valença desafia casais a eternizar o amor em concurso de fotografia

Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Escuteiros de Viana do Castelo apoiam populações afetadas pela depressão Kristin

A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.