Realizou-se, na quinta-feira, nas instalações da Direção de Faróis, localizadas em Oeiras, a cerimónia de entrega de 14 viaturas “Volkswagen Amarok” e duas “Volkswagen ID.BUZZ” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que iniciam de imediato, a sua missão de reforço da vigilância nas praias portuguesas, antes do início da época balnear.
Durante o evento, o Diretor do ISN salientou que “o mar é um meio adverso mesmo no verão, mas sobretudo nesta época do ano, em que ainda é de inverno e nem sempre são percecionados pelo cidadão os perigos que pode representar”.
Relembrou ainda que “a população deve aguardar pelo dispositivo da época balnear, que oferece uma maior garantia para quem frequenta a prática balnear”, alertando que “a melhor forma de prevenir desastres, é evitar comportamentos de risco”.
Para além das 14 viaturas “Volkswagen Amarok”, foram ainda entregues duas viaturas “Volkswagen ID.BUZZ” para apoio logístico no socorro e auxílio nas praias da costa portuguesa. “Os meios serão colocados principalmente nas zonas onde esperamos, por vários indicadores, que haja maior afluência nesta altura, nas zonas do centro e sul”, avançou o Comandante Lourenço Gorricha.
Na cerimónia marcaram presença o Diretor do ISN, Capitão-de-mar-e-guerra Jorge Lourenço Gorricha e um representante da SIVA Portugal, Magno Gonçalves.
O ISN e a SIVA Portugal associam-se uma vez mais através do Projeto “SeaWatch”, que funciona desde 2011 e tem por objetivo incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as não vigiadas.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.