Estão já abertas as inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorrerá em simultâneo na Praça da República e na Praça da Liberdade. Os candidatos podem, assim, inscrever-se até 20 de novembro na iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”.
O Mercado de Natal irá funcionar de 8 a 23 de dezembro. No dia de abertura, feriado do dia da Imaculada Conceição, o mercado funcionará das 12h00 à 00h00. De segunda a quinta-feira e aos domingos, das 16h00 às 22h00 e de sexta-feira a sábado das 12h00 à 00h00.
Na Praça da República, tal como no ano passado, o Mercado contará com stands em madeira e, na Praça da Liberdade, contará com banca, instalada em tenda.
As candidaturas devem ser entregues até ao dia 20 de novembro, por correio eletrónico ou presencialmente na VianaFestas, Avenida Cabo Verde, lote 18 – Praia Norte, Viana do Castelo. Para tal, os candidatos deverão consultar o regulamento e a ficha de inscrição disponível online (https://www.vianafestas.com/pt/eventos-e-romarias/mercado-de-natal ).
A organização informará todos os candidatos da admissão ou exclusão no “Mercado de Natal” até ao dia 28 de novembro, por e-mail, após análise dos produtos apresentados na candidatura e o respetivo enquadramento na época natalícia e comprovado o cumprimento dos prazos estipulados pela organização, nomeadamente, o prazo de entrega da candidatura.

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?