“A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” está de regresso às ruas caminhenses no dia 12 de fevereiro. As inscrições para o desfile já abriram e os prémios vão até 1000 euros.
As respetivas normas foram, esta quarta-feira, aprovadas em reunião de Câmara, pelo Executivo. Segundo a autarquia, o desfile de carnaval pretende “incentivar a criatividade e o espírito de associativismo da comunidade caminhense, numa atividade lúdica e recreativa”.
Com uma fasquia cada vez mais elevada, a organização acredita que, este ano, “o número de participantes e visitantes, nomeadamente o número de grupos, comparsas e figurantes galegos, seja mais elevado”, lê-se numa nota da autarquia.
Como habitual, os melhores disfarces receberão prémios. “Na categoria de comparsas, os prémios variam entre os 1000 euros e os 100 euros; na categoria de grupo entre os 700 euros e os 70 euros e, na categoria individual os prémios variam entre os 100 euros e os 25 euros”, destacou.
“A apreciação do júri terá em conta aspetos como a criatividade, a coreografia, a interação com o público, a originalidade do tema, a plasticidade, os figurinos e adereços, a alegria e animação do participante”, completou.
As inscrições já estão a decorrer, podendo ser realizadas via digital, através do preenchimento do formulário disponível aqui até às 15h00, do dia 12 de fevereiro, ou presencialmente, no dia do desfile, na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, das 15h00 às 18h00.
O início do desfile ocorrerá na Rua Visconde Sousa Rego, passando pela Praça Conselheiro Silva Torres e terminará na Rua de São João.
O Desfile de Carnaval 2024 “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” é uma organização da Câmara Municipal de Caminha, da União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho e dos comerciantes do concelho de Caminha.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.