“A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” está de regresso às ruas caminhenses no dia 12 de fevereiro. As inscrições para o desfile já abriram e os prémios vão até 1000 euros.
As respetivas normas foram, esta quarta-feira, aprovadas em reunião de Câmara, pelo Executivo. Segundo a autarquia, o desfile de carnaval pretende “incentivar a criatividade e o espírito de associativismo da comunidade caminhense, numa atividade lúdica e recreativa”.
Com uma fasquia cada vez mais elevada, a organização acredita que, este ano, “o número de participantes e visitantes, nomeadamente o número de grupos, comparsas e figurantes galegos, seja mais elevado”, lê-se numa nota da autarquia.
Como habitual, os melhores disfarces receberão prémios. “Na categoria de comparsas, os prémios variam entre os 1000 euros e os 100 euros; na categoria de grupo entre os 700 euros e os 70 euros e, na categoria individual os prémios variam entre os 100 euros e os 25 euros”, destacou.
“A apreciação do júri terá em conta aspetos como a criatividade, a coreografia, a interação com o público, a originalidade do tema, a plasticidade, os figurinos e adereços, a alegria e animação do participante”, completou.
As inscrições já estão a decorrer, podendo ser realizadas via digital, através do preenchimento do formulário disponível aqui até às 15h00, do dia 12 de fevereiro, ou presencialmente, no dia do desfile, na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, das 15h00 às 18h00.
O início do desfile ocorrerá na Rua Visconde Sousa Rego, passando pela Praça Conselheiro Silva Torres e terminará na Rua de São João.
O Desfile de Carnaval 2024 “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” é uma organização da Câmara Municipal de Caminha, da União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho e dos comerciantes do concelho de Caminha.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.