De forma a promover a cooperação e o desenvolvimento de estudantes e pessoal docente e não docente, por meio da mobilidade da comunidade académica e da partilha de investigação científica, o Politécnico de Viana acaba de assinar uma adenda ao protocolo já existente com a Universidade de Fortaleza.
No centro desta adenda está o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, ministrado naquela universidade do Estado do Ceará, no nordeste brasileiro.
O documento que foi assinado a propósito da participação do diretor da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), Luís Graça, num Congresso no Brasil, pretende enrobustecer a cooperação entre as duas instituições em matéria como ensino, investigação e divulgação científica.
No entanto, o protocolo de cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) assume outras finalidades. Tais como:
Ações de formação na área das Tecnologias da Saúde;
Promoção de práticas inovadoras para o Cuidado em Enfermagem (nos vários níveis de complexidade);
Promoção de metodologias inovadoras centradas no paciente;
Implementação do Health Design Thinking e criação de solução para o futuro;
Promoção da humanização e da ética no cuidado;
Promoção de uma cultura digital no acompanhamento do paciente (dentro e fora do hospital);
Formação em Enfermagem (simulação e métodos pedagógicos);
Participação em projetos de investigação de âmbito nacional e internacional ou
Acesso a bibliotecas e redes de informação.
O diretor da ESS-IPVC, Luís Graça, classifica o protocolo como “um compromisso conjunto com a educação, a investigação e o desenvolvimento, assente em pilares fundamentais como a formação, a partilha e a cooperação institucionais, nomeadamente em matéria de execução de estudos e projetos científicos, pedagógicos e inovadores para o desenvolvimento da formação e da Enfermagem na nossa Escola.”
A assinatura desta adenda alinha-se com a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo em estabelecer protocolos e parcerias com entidades estratégicas a nível nacional ou internacional.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.