De forma a promover a cooperação e o desenvolvimento de estudantes e pessoal docente e não docente, por meio da mobilidade da comunidade académica e da partilha de investigação científica, o Politécnico de Viana acaba de assinar uma adenda ao protocolo já existente com a Universidade de Fortaleza.
No centro desta adenda está o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, ministrado naquela universidade do Estado do Ceará, no nordeste brasileiro.
O documento que foi assinado a propósito da participação do diretor da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), Luís Graça, num Congresso no Brasil, pretende enrobustecer a cooperação entre as duas instituições em matéria como ensino, investigação e divulgação científica.
No entanto, o protocolo de cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) assume outras finalidades. Tais como:
Ações de formação na área das Tecnologias da Saúde;
Promoção de práticas inovadoras para o Cuidado em Enfermagem (nos vários níveis de complexidade);
Promoção de metodologias inovadoras centradas no paciente;
Implementação do Health Design Thinking e criação de solução para o futuro;
Promoção da humanização e da ética no cuidado;
Promoção de uma cultura digital no acompanhamento do paciente (dentro e fora do hospital);
Formação em Enfermagem (simulação e métodos pedagógicos);
Participação em projetos de investigação de âmbito nacional e internacional ou
Acesso a bibliotecas e redes de informação.
O diretor da ESS-IPVC, Luís Graça, classifica o protocolo como “um compromisso conjunto com a educação, a investigação e o desenvolvimento, assente em pilares fundamentais como a formação, a partilha e a cooperação institucionais, nomeadamente em matéria de execução de estudos e projetos científicos, pedagógicos e inovadores para o desenvolvimento da formação e da Enfermagem na nossa Escola.”
A assinatura desta adenda alinha-se com a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo em estabelecer protocolos e parcerias com entidades estratégicas a nível nacional ou internacional.
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.