De forma a promover a cooperação e o desenvolvimento de estudantes e pessoal docente e não docente, por meio da mobilidade da comunidade académica e da partilha de investigação científica, o Politécnico de Viana acaba de assinar uma adenda ao protocolo já existente com a Universidade de Fortaleza.
No centro desta adenda está o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, ministrado naquela universidade do Estado do Ceará, no nordeste brasileiro.
O documento que foi assinado a propósito da participação do diretor da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), Luís Graça, num Congresso no Brasil, pretende enrobustecer a cooperação entre as duas instituições em matéria como ensino, investigação e divulgação científica.
No entanto, o protocolo de cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) assume outras finalidades. Tais como:
Ações de formação na área das Tecnologias da Saúde;
Promoção de práticas inovadoras para o Cuidado em Enfermagem (nos vários níveis de complexidade);
Promoção de metodologias inovadoras centradas no paciente;
Implementação do Health Design Thinking e criação de solução para o futuro;
Promoção da humanização e da ética no cuidado;
Promoção de uma cultura digital no acompanhamento do paciente (dentro e fora do hospital);
Formação em Enfermagem (simulação e métodos pedagógicos);
Participação em projetos de investigação de âmbito nacional e internacional ou
Acesso a bibliotecas e redes de informação.
O diretor da ESS-IPVC, Luís Graça, classifica o protocolo como “um compromisso conjunto com a educação, a investigação e o desenvolvimento, assente em pilares fundamentais como a formação, a partilha e a cooperação institucionais, nomeadamente em matéria de execução de estudos e projetos científicos, pedagógicos e inovadores para o desenvolvimento da formação e da Enfermagem na nossa Escola.”
A assinatura desta adenda alinha-se com a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo em estabelecer protocolos e parcerias com entidades estratégicas a nível nacional ou internacional.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.