De forma a promover a cooperação e o desenvolvimento de estudantes e pessoal docente e não docente, por meio da mobilidade da comunidade académica e da partilha de investigação científica, o Politécnico de Viana acaba de assinar uma adenda ao protocolo já existente com a Universidade de Fortaleza.
No centro desta adenda está o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, ministrado naquela universidade do Estado do Ceará, no nordeste brasileiro.
O documento que foi assinado a propósito da participação do diretor da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), Luís Graça, num Congresso no Brasil, pretende enrobustecer a cooperação entre as duas instituições em matéria como ensino, investigação e divulgação científica.
No entanto, o protocolo de cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) assume outras finalidades. Tais como:
Ações de formação na área das Tecnologias da Saúde;
Promoção de práticas inovadoras para o Cuidado em Enfermagem (nos vários níveis de complexidade);
Promoção de metodologias inovadoras centradas no paciente;
Implementação do Health Design Thinking e criação de solução para o futuro;
Promoção da humanização e da ética no cuidado;
Promoção de uma cultura digital no acompanhamento do paciente (dentro e fora do hospital);
Formação em Enfermagem (simulação e métodos pedagógicos);
Participação em projetos de investigação de âmbito nacional e internacional ou
Acesso a bibliotecas e redes de informação.
O diretor da ESS-IPVC, Luís Graça, classifica o protocolo como “um compromisso conjunto com a educação, a investigação e o desenvolvimento, assente em pilares fundamentais como a formação, a partilha e a cooperação institucionais, nomeadamente em matéria de execução de estudos e projetos científicos, pedagógicos e inovadores para o desenvolvimento da formação e da Enfermagem na nossa Escola.”
A assinatura desta adenda alinha-se com a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo em estabelecer protocolos e parcerias com entidades estratégicas a nível nacional ou internacional.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.
Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.
A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.
O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.
A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.