De forma a promover a cooperação e o desenvolvimento de estudantes e pessoal docente e não docente, por meio da mobilidade da comunidade académica e da partilha de investigação científica, o Politécnico de Viana acaba de assinar uma adenda ao protocolo já existente com a Universidade de Fortaleza.
No centro desta adenda está o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, ministrado naquela universidade do Estado do Ceará, no nordeste brasileiro.
O documento que foi assinado a propósito da participação do diretor da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), Luís Graça, num Congresso no Brasil, pretende enrobustecer a cooperação entre as duas instituições em matéria como ensino, investigação e divulgação científica.
No entanto, o protocolo de cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) assume outras finalidades. Tais como:
Ações de formação na área das Tecnologias da Saúde;
Promoção de práticas inovadoras para o Cuidado em Enfermagem (nos vários níveis de complexidade);
Promoção de metodologias inovadoras centradas no paciente;
Implementação do Health Design Thinking e criação de solução para o futuro;
Promoção da humanização e da ética no cuidado;
Promoção de uma cultura digital no acompanhamento do paciente (dentro e fora do hospital);
Formação em Enfermagem (simulação e métodos pedagógicos);
Participação em projetos de investigação de âmbito nacional e internacional ou
Acesso a bibliotecas e redes de informação.
O diretor da ESS-IPVC, Luís Graça, classifica o protocolo como “um compromisso conjunto com a educação, a investigação e o desenvolvimento, assente em pilares fundamentais como a formação, a partilha e a cooperação institucionais, nomeadamente em matéria de execução de estudos e projetos científicos, pedagógicos e inovadores para o desenvolvimento da formação e da Enfermagem na nossa Escola.”
A assinatura desta adenda alinha-se com a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo em estabelecer protocolos e parcerias com entidades estratégicas a nível nacional ou internacional.
Viana do Castelo prepara-se para dar as boas-vindas a 2026 com uma festa de grande escala no Centro Cultural da capital do Alto Minho. Pelo segundo ano consecutivo, o evento New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube e pela Collective, promete uma noite de elegância, sofisticação e diversão para centenas de participantes.
O ciclista vianense Iúri Leitão foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Celebração Olímpica promovida pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). O campeão olímpico de madison nos Jogos de Paris 2024 recebeu a Ordem do Mérito Desportivo, distinção que reconhece o seu percurso de excelência e o contributo para o desporto nacional.
O Município de Viana do Castelo e a Região Autónoma do Príncipe avançam com uma iniciativa conjunta para preservar e valorizar o Auto da Floripes, tradição cultural partilhada pelas duas comunidades.
A Juventude Viana vai deslocar-se ao Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, para defrontar a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) nos 32 avos de final da Taça de Portugal, encontro marcado para 29 de novembro, às 18h00.
Depois de encherem o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no passado sábado, os TAXI preparam-se para repetir a festa no Coliseu do Porto, esta sexta-feira, 14 de novembro, num concerto que assinala os 45 anos de carreira de uma das bandas mais marcantes da música portuguesa.
Os irmãos Sérgio e Tiago Maciel voltaram a dar provas do seu talento e resistência ao vencerem a IV Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 14 de novembro, às 21h30, o espetáculo “Isla of Flightless Birds”, do Duo Acaso, no Centro Cultural da vila. A apresentação integra o festival internacional La Nuit du Cirque, que celebra o circo contemporâneo em diversos países, de Portugal aos Bálticos e da Irlanda aos Balcãs.