O presidente da Câmara de Valença vai assinar na terça-feira o auto de consignação da reconstrução do pano de muralha da fortaleza que colapsou com as chuvas de 01 de janeiro, num investimento de 1,3 milhões de euros.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou tratar-se da reconstrução do Baluarte de São José, na Fortaleza de Valença, empreitada que recebeu visto do Tribunal de Contas (TdC).
A empreitada tem comparticipação financeira da Direção Geral das Autarquias Locais e do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, contando com a colaboração e acompanhamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
O município adianta que, “ao longo dos últimos meses, as equipas técnicas especializadas estudaram, avaliaram e projetaram a reconstrução deste pano de muralha”.
O concurso público foi lançado em outubro de 2023, pelo preço base de 1,6 milhões de euros, “e finalmente obteve o visto do TdC”.
A “intervenção proposta respeita o método construtivo e as características de construção originais, de finais do século XVII, início do século XVIII, de modo a assegurar que este pano de muralha mantenha a sua autenticidade”.
A Fortaleza de Valença é monumento nacional desde 14 de março de 1928 e encontra-se em processo de classificação como Património da Humanidade pela UNESCO.
Em 01 de janeiro, duas zonas da muralha sofreram derrocadas e outras partes daquela estrutura foram identificadas como estando em risco de derrocada, com diversas fissuras, na parte norte da fortaleza.
A fortaleza, principal ex-líbris da cidade de Valença, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas.
O monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido ao longo dos seus cerca de 700 anos a terceira mais importante de Portugal.
A assinatura do auto de consignação da obra irá decorrer na terça-feira, pelas 11:00, no Baluarte de São José, na Fortaleza de Valença.
Bruno Lage já não é treinador do Sport Lisboa e Benfica. A decisão foi tomada na sequência da derrota frente ao Qarabağ, na estreia do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões.
O Benfica estreou-se com uma derrota na fase de grupos da Liga dos Campeões, esta terça-feira, ao perder por 3-2 frente aos azeris do Qarabag, em pleno Estádio da Luz. A equipa portuguesa chegou a estar a vencer por dois golos, mas permitiu a reviravolta ao adversário.
Está em curso a instalação de parte das 80 novas paragens de autocarro previstas para o concelho, no âmbito do plano de melhoria da rede de transportes públicos promovido pela TuViana – Transportes Urbanos de Viana do Castelo.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.