O presidente da Câmara de Valença vai assinar na terça-feira o auto de consignação da reconstrução do pano de muralha da fortaleza que colapsou com as chuvas de 01 de janeiro, num investimento de 1,3 milhões de euros.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou tratar-se da reconstrução do Baluarte de São José, na Fortaleza de Valença, empreitada que recebeu visto do Tribunal de Contas (TdC).
A empreitada tem comparticipação financeira da Direção Geral das Autarquias Locais e do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, contando com a colaboração e acompanhamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
O município adianta que, “ao longo dos últimos meses, as equipas técnicas especializadas estudaram, avaliaram e projetaram a reconstrução deste pano de muralha”.
O concurso público foi lançado em outubro de 2023, pelo preço base de 1,6 milhões de euros, “e finalmente obteve o visto do TdC”.
A “intervenção proposta respeita o método construtivo e as características de construção originais, de finais do século XVII, início do século XVIII, de modo a assegurar que este pano de muralha mantenha a sua autenticidade”.
A Fortaleza de Valença é monumento nacional desde 14 de março de 1928 e encontra-se em processo de classificação como Património da Humanidade pela UNESCO.
Em 01 de janeiro, duas zonas da muralha sofreram derrocadas e outras partes daquela estrutura foram identificadas como estando em risco de derrocada, com diversas fissuras, na parte norte da fortaleza.
A fortaleza, principal ex-líbris da cidade de Valença, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas.
O monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido ao longo dos seus cerca de 700 anos a terceira mais importante de Portugal.
A assinatura do auto de consignação da obra irá decorrer na terça-feira, pelas 11:00, no Baluarte de São José, na Fortaleza de Valença.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.