"Valença Flor de Maio" volta a reviver a tradicional festa das Maias, até 9 de maio, com uma mostra floral, no Jardim Municipal, instalações artísticas na Fortaleza, decoração das entradas na Fortaleza, comércios e a já emblemática Flower Power Party.
O Jardim Municipal volta a ser o palco de uma mostra da arte de trabalhar as flores, com os mais diversos arranjos florais, onde a criatividade e a identidade valenciana serão uma nota.
Os gradeamentos do Jardim Municipal, virados para a avenida Tito Fontes e a avenida Miguel Dantas, serão o pano de fundo desta mostra. No centro do Jardim Municipal, o emblemático Coreto contará com uma decoração artística.
A Praça da República e o Largo do Bom Jesus, na Fortaleza, voltarão a receber os singulares corações de maio, decorados com uma colorida paleta de flores. “Spot’s” especiais para registos fotográficos singulares do evento e do centro histórico valenciano.
As Portas da Coroada, as Portas do Sol e os varandins da Câmara Municipal contarão com arranjos artísticos.
O convite a decorar praças, ruas, estabelecimentos comerciais e residências é extensivo a comércios, serviços e residentes. A Câmara Municipal disponibiliza giesta na Fortaleza, no Largo dos Inválidos, junto à Loja de Turismo, nas Portas do Sol e nas traseiras da Capela Militar do Bom Jesus, bem como próximo à Estação dos Caminhos de Ferro e à sede da Junta da União de Freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão.
Estes nove dias de mostra florida, dinamizados pela Câmara Municipal de Valença, contarão com a participação especial das associações valencianas.
𝐅𝐥𝐨𝐰𝐞𝐫 𝐏𝐨𝐰𝐞𝐫 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐲
Para o Jardim Municipal programa-se a emblemática Flower Power Party, na noite de sábado, 3 de maio, a partir das 22h00, com a presença dos bares da cidade.
A noite abre com o grupo Noventamente, seguindo-se o DJ André Henriques e terminando com o DJ Pedro Lima.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.