"Valença Flor de Maio" volta a reviver a tradicional festa das Maias, até 9 de maio, com uma mostra floral, no Jardim Municipal, instalações artísticas na Fortaleza, decoração das entradas na Fortaleza, comércios e a já emblemática Flower Power Party.
O Jardim Municipal volta a ser o palco de uma mostra da arte de trabalhar as flores, com os mais diversos arranjos florais, onde a criatividade e a identidade valenciana serão uma nota.
Os gradeamentos do Jardim Municipal, virados para a avenida Tito Fontes e a avenida Miguel Dantas, serão o pano de fundo desta mostra. No centro do Jardim Municipal, o emblemático Coreto contará com uma decoração artística.
A Praça da República e o Largo do Bom Jesus, na Fortaleza, voltarão a receber os singulares corações de maio, decorados com uma colorida paleta de flores. “Spot’s” especiais para registos fotográficos singulares do evento e do centro histórico valenciano.
As Portas da Coroada, as Portas do Sol e os varandins da Câmara Municipal contarão com arranjos artísticos.
O convite a decorar praças, ruas, estabelecimentos comerciais e residências é extensivo a comércios, serviços e residentes. A Câmara Municipal disponibiliza giesta na Fortaleza, no Largo dos Inválidos, junto à Loja de Turismo, nas Portas do Sol e nas traseiras da Capela Militar do Bom Jesus, bem como próximo à Estação dos Caminhos de Ferro e à sede da Junta da União de Freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão.
Estes nove dias de mostra florida, dinamizados pela Câmara Municipal de Valença, contarão com a participação especial das associações valencianas.
𝐅𝐥𝐨𝐰𝐞𝐫 𝐏𝐨𝐰𝐞𝐫 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐲
Para o Jardim Municipal programa-se a emblemática Flower Power Party, na noite de sábado, 3 de maio, a partir das 22h00, com a presença dos bares da cidade.
A noite abre com o grupo Noventamente, seguindo-se o DJ André Henriques e terminando com o DJ Pedro Lima.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira 64 pessoas, numa megaoperação contra um grupo criminoso transnacional dedicado a burlas informáticas, branqueamento de capitais e fraude bancária. A investigação envolve perdas superiores a 14 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, foi distinguido com o Machado de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. A homenagem, atribuída como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da proteção civil e dos bombeiros, decorreu numa cerimónia marcada por palavras de gratidão e emoção.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.