Ao longo de todo o mês, 27 grupos do concelho vão promover as "Janeiras" pelo centro histórico da cidade. A Câmara Municipal de Viana do Castelo leva a cabo a iniciativa “Cantar as Janeiras”, entre os dias 7 e 29 de janeiro, às sextas-feiras, sábados e domingos.
Este sábado de manhã participam na iniciativa, o Rancho Folclórico das Terras de Geraz e o Grupo Folclórico de Santa Marta. No domingo o Grupo de Janeiras Nossa Senhora das Boas Novas de Mazarefes, no domingo à tarde.
Nas arruadas vão participar quase três dezenas de grupos, entre Rancho Folclórico das Terras de Geraz, Grupo Folclórico de Santa Marta, Grupo de Janeiras Nossa Senhora das Boas Novas, Sport Clube Vianense, Jovens de S. Miguel de Alvarães, Sport União Cardielense de Mazarefes, Grupo de Danças e Cantares de Serreleis, Grupo Etnográfico de Areosa, Hinoportuna – Tuna Académica do IPVC, Grupo Às das Cantigas – Subportela, Grupo de Catequese do Senhor do Socorro, Grupo de Danças e Cantares de Perre, Grupo Folclórico Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Ronda Típica de Carreço, ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa, Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca, Cantadeiras do Vale do Neiva, Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, Modilhas das Terras do Neiva – A Mó, Associação Sócio Cultural dos Moradores Núcleo Habitacional Abelheira, Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, Associação Desportiva e Cultural de Anha, Methamorphys, Grupo de Janeiras Luar das Neves – CRCN e GRECANE – Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva.

Fotografia: Sport Clube Vianense
O arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, recentemente certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), continua a ser um motor económico no concelho.
No âmbito das comemorações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima, o Centro de Interpretação do Território (CIT) organiza, no próximo dia 24 de janeiro, às 14h00, um atelier dedicado à confeção artesanal da broa de milho, em forno antigo a lenha.
A Juventude Viana entra em ação esta noite, recebendo o Termas OC às 21h30, no Pavilhão José Natário, em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.