A Câmara de Ponte de Lima iniciou a recolha seletiva porta-a-porta de resíduos alimentares não-domésticos no centro urbano da vila, num investimento de 93.701,40 euros.
A autarquia limiana explicou que o projeto é comparticipado em 59.978,15 euros pelo Fundo Ambiental, abrange, numa primeira fase 24 produtores e, posteriormente, será alargado a um total de 53 aderentes, nomeadamente unidades de restauração e hotelaria, estabelecimentos de ensino e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
A iniciativa, que resulta de uma candidatura aprovada pelo programa RecolhaBIO – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos passou pela entrega de contentores de 80 litros de capacidade devidamente identificados, assim como folhetos informativos com as regras de deposição.
A recolha é feita por uma viatura elétrica de pequenas dimensões e os resíduos são transportados para as instalações da Resulima, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, para valorização.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.