O presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou que a Infraestruturas de Portugal recebeu autorização do Governo para lançar o concurso público para a instalação da proteção definitiva da catenária da ponte Eiffel, provisória há seis anos.
Luís Nobre fez aquele anúncio ao executivo municipal durante a reunião extraordinária que aprovou, com os votos favoráveis da maioria socialista e da CDU e a abstenção do PSD, CDS-PP e do independente Eduardo Teixeira, a aprovação da abertura do novo concurso público internacional para construção do novo mercado municipal.
No final da sessão, questionado pelos jornalistas, o autarca socialista adiantou que o custo da empreitada será de cerca de 800 mil euros.
Segundo Luís Nobre, a Infraestruturas de Portugal (IP) teve de desenvolver uma solução e submeter à aprovação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
“Espero que depois de tanta ponderação não seja algo que ponha em causa o valor patrimonial da ponte”, observou.
A ponte metálica sobre o rio Lima, com 146 anos, está, desde 2019, em processo de classificação como Monumento Nacional.
“Finalmente, foi com grande satisfação que recebi a informação do presidente da IP, que me ligou. Falou-me num valor muito significativo, próximo dos 800 mil euros”, afirmou.
Luís Nobre explicou que, com a empreitada de modernização e eletrificação da Linha do Minho eletrificação da Linha do Minho, “a catenária da ponte Eiffel está muito próxima do passeio, pondo em risco a segurança dos peões”.

A ponte tem 645 metros de comprimento, é composta por dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário.
Inaugurada em 1878, a ponte metálica sobre o rio Lima foi desenhada pela casa Eiffel de Paris e substituiu a ponte em madeira que ligava o então terreiro de São Bento à margem esquerda do rio Lima, junto à capela de São Lourenço, na freguesia de Darque.
O quarto concurso público internacional para a construção do novo mercado de Viana do Castelo, desde 2023, apresenta como preço base mais de 15,8 milhões de euros, mais IVA, valor que resulta da média de preços das propostas apresentadas por quatro empresas ao último concurso, hoje revogado por unanimidade.
Durante a discussão daquele ponto da reunião extraordinária, e face às preocupações manifestadas pela oposição – PSD, CDS-PP e independente Eduardo Teixeira – quanto ao aumento do valor da empreitada e de garantia de financiamento, Luís Nobre disse que o “município tem folga para, no prazo de 720 dias, suportar os encargos da empreitada”.
“Foi feito um empréstimo bancário de 10 milhões de euros (…). A manterem-se as condições que temos neste momento, o município tem capacidade de suportar, em dois anos e meio, a diferença entre os 10 milhões e o que for o valor base que sair do novo concurso”, justificou.
O novo concurso apresenta como preço base mais de 15,8 milhões de euros, mais IVA, valor que resulta da média de preços das declarações apresentadas no último concurso pelas empresas Atlantinivel Construção Civil, Alberto Couto Alves, S.A, Baltor e, DST – Domingos da Silva Teixeira.
O valor daquelas propostas varia entre os 16,5 e os 14,8 milhões de euros.
No concurso anterior o preço base para a construção do novo mercado municipal no local onde até 2022 existia o prédio Coutinho, foi de 13,39 milhões de euros, mais IVA.
Uma Orca morta foi, esta manhã, encontrada na Praia Norte, na freguesia de Areosa, e removida pelas autoridades locais.
O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, num investimento global de 72 mil euros.
O Município de Ponte da Barca abriu, na passada segunda-feira, dia 16, as inscrições para aulas de pintura dirigidas à população de todas as idades. A iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção cultural e artística no concelho.
O diretor do Departamento de Medicina Crítica da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Pedro Moura, demitiu-se do cargo, invocando “falta de alinhamento estratégico” e “múltiplas situações de desrespeito institucional”.
A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia vai regressar a Viana do Castelo entre os dias 15 e 23 de agosto de 2026. A confirmação foi avançada pela VianaFestas, entidade responsável pela organização das celebrações.
Os contribuintes em Portugal têm até 2 de março para validar as faturas do IRS relativas a 2025, segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira.