A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou a suspensão da venda e a retirada do mercado do desodorizante da marca Nuud após casos reportados em França de inflamação temporária das axilas.
Segundo uma circular informativa emitida pelo Infarmed na sexta-feira, o fabricante do desodorizante, em conjunto com a agência de segurança do medicamento francesa, “decidiu proceder à recolha voluntária e temporária dos lotes que estão no mercado” depois de terem sido “detetados alguns casos de aparecimento de inflamação axilar temporária” que podem estar relacionados com o uso do cosmético.
Apesar de “não ter sido notificado qualquer caso semelhante em Portugal”, o Infarmed considera que a medida adotada em França “deve ser extensiva ao território nacional”.
Após ter contactado o distribuidor da marca Nuud registado em Portugal, o Infarmed determinou que o desodorizante “não pode ser comercializado”, que “as entidades que disponham deste produto não o devem disponibilizar” e que os consumidores “que possuam estes produtos devem evitar o seu uso”.
O Infarmed pede às pessoas que, em caso de algum sintoma relacionado com a utilização do desodorizante da marca Nuud, o comuniquem através dos Serviços Online/Reporte.
Em França, a ordem de suspensão da venda e retirada do mercado do desodorizante foi emitida na quarta-feira, na sequência de queixas de aparecimento de quistos sebáceos dolorosos nas axilas.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.