A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou a suspensão da venda e a retirada do mercado do desodorizante da marca Nuud após casos reportados em França de inflamação temporária das axilas.
Segundo uma circular informativa emitida pelo Infarmed na sexta-feira, o fabricante do desodorizante, em conjunto com a agência de segurança do medicamento francesa, “decidiu proceder à recolha voluntária e temporária dos lotes que estão no mercado” depois de terem sido “detetados alguns casos de aparecimento de inflamação axilar temporária” que podem estar relacionados com o uso do cosmético.
Apesar de “não ter sido notificado qualquer caso semelhante em Portugal”, o Infarmed considera que a medida adotada em França “deve ser extensiva ao território nacional”.
Após ter contactado o distribuidor da marca Nuud registado em Portugal, o Infarmed determinou que o desodorizante “não pode ser comercializado”, que “as entidades que disponham deste produto não o devem disponibilizar” e que os consumidores “que possuam estes produtos devem evitar o seu uso”.
O Infarmed pede às pessoas que, em caso de algum sintoma relacionado com a utilização do desodorizante da marca Nuud, o comuniquem através dos Serviços Online/Reporte.
Em França, a ordem de suspensão da venda e retirada do mercado do desodorizante foi emitida na quarta-feira, na sequência de queixas de aparecimento de quistos sebáceos dolorosos nas axilas.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.
A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.