Logo
Nacional

INEM reforça dispositivo de meios de emergência para o Outono e Inverno

7 Dezembro, 2022 | 10:16
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) reforçou o dispositivo de emergência médica nacional, para acautelar e garantir uma resposta mais eficaz do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) a situações de acidente ou doença súbita. Este reforço traduz-se no acréscimo de 37 meios de emergência médica e integra-se no Plano de Resposta Sazonal em Saúde - Inverno 2022/2023 do Ministério da Saúde.

No quadro da preparação da Resposta Sazonal em Saúde, o INEM desenvolveu um plano de reforço do dispositivo de meios de emergência que se traduz no acréscimo de 37 meios, a operar inicialmente entre os dias 1 e 31 de dezembro.

Tal como nos restantes meses do ano, o INEM irá acompanhar de forma permanente o número de ocorrências e acionamentos. Deste modo, poderá identificar necessidades de reajustamento em função da procura e da resposta operacional efetiva e dimensionar adequadamente o reforço do dispositivo para o período compreendido entre janeiro e abril de 2023.

Na região Norte do país, os concelhos de Braga, Santa Maria da Feira, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Vila do Conde foram reforçados com 13 Ambulâncias de Socorro operadas diretamente pelos Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), parceiros do INEM no âmbito do SIEM. Os BV Portuenses operacionalizam ainda um Motociclo de Socorro no concelho do Porto.

Na região Centro, o concelho de Viseu foi reforçado com uma Ambulância de Socorro operada pelos BV de Viseu.

A Sul, os distritos de Setúbal, Lisboa e Santarém contam com um acréscimo de 18 Ambulâncias de Socorro nos concelhos do Montijo, Barreiro, Palmela, Santiago do Cacém, Sesimbra, Loures, Oeiras, Sintra, Santarém e Benavente. Os BV Cacilhas asseguram ainda o funcionamento de um Motociclo de Socorro no concelho de Almada.

Recorde-se que no concelho de Lisboa, o INEM conta com o Dispositivo Integrado Permanente de Emergência Pré-Hospitalar que, desde setembro de 2022, para além das habituais seis Ambulâncias de Socorro ao serviço da população, conta com um acréscimo de seis Ambulâncias.

A região algarvia tem ao dispor três Ambulâncias de Socorro adicionais para reforçar os concelhos de Lagos e Albufeira, operadas pelos BV Lagos e CVP Silves/Albufeira.

Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal continental, cabe ao INEM acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema.

O INEM aproveita a oportunidade para recordar uma informação que pode salvar vidas: Ligue 112 apenas em caso de emergência. Lembre-se que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser utilizados apenas em situações onde exista perigo de vida iminente.

Em todas as situações não emergentes, o cidadão deve entrar em contacto com o SNS 24, através do número 808 24 24 24, para referenciação e aconselhamento adequados.

O Instituto Nacional de Emergência Médica é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais atribuições do INEM. Através do Número Europeu de Emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Dezembro, 2025

TuViana marca mês de julho de 2025 e afirma Viana do Castelo na mobilidade sustentável

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Mulher detida por tráfico de droga na A3 em Valença

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.

Regional 30 Dezembro, 2025

Paredes de Coura aprova orçamento de 30 milhões de euros com foco em freguesias, educação e criação de emprego

O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.

Internacional 30 Dezembro, 2025

Estudante brasileira destaca experiência transformadora em mobilidade académica no Politécnico de Viana do Castelo

Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.

Regional 30 Dezembro, 2025

Junho de 2025 consagra Santa Luzia FC e afirma o desporto feminino em Viana do Castelo

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.

Nacional 30 Dezembro, 2025

Centro Cultural de Viana do Castelo recebe New Year 2026 com noite de luxo e música internacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.

Cultura 30 Dezembro, 2025

Espetáculo “Maria do Amparo” assinala encerramento dos 85 anos do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.