Logo
Nacional

INEM reforça dispositivo de meios de emergência para o Outono e Inverno

7 Dezembro, 2022 | 10:16
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) reforçou o dispositivo de emergência médica nacional, para acautelar e garantir uma resposta mais eficaz do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) a situações de acidente ou doença súbita. Este reforço traduz-se no acréscimo de 37 meios de emergência médica e integra-se no Plano de Resposta Sazonal em Saúde - Inverno 2022/2023 do Ministério da Saúde.

No quadro da preparação da Resposta Sazonal em Saúde, o INEM desenvolveu um plano de reforço do dispositivo de meios de emergência que se traduz no acréscimo de 37 meios, a operar inicialmente entre os dias 1 e 31 de dezembro.

Tal como nos restantes meses do ano, o INEM irá acompanhar de forma permanente o número de ocorrências e acionamentos. Deste modo, poderá identificar necessidades de reajustamento em função da procura e da resposta operacional efetiva e dimensionar adequadamente o reforço do dispositivo para o período compreendido entre janeiro e abril de 2023.

Na região Norte do país, os concelhos de Braga, Santa Maria da Feira, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Vila do Conde foram reforçados com 13 Ambulâncias de Socorro operadas diretamente pelos Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), parceiros do INEM no âmbito do SIEM. Os BV Portuenses operacionalizam ainda um Motociclo de Socorro no concelho do Porto.

Na região Centro, o concelho de Viseu foi reforçado com uma Ambulância de Socorro operada pelos BV de Viseu.

A Sul, os distritos de Setúbal, Lisboa e Santarém contam com um acréscimo de 18 Ambulâncias de Socorro nos concelhos do Montijo, Barreiro, Palmela, Santiago do Cacém, Sesimbra, Loures, Oeiras, Sintra, Santarém e Benavente. Os BV Cacilhas asseguram ainda o funcionamento de um Motociclo de Socorro no concelho de Almada.

Recorde-se que no concelho de Lisboa, o INEM conta com o Dispositivo Integrado Permanente de Emergência Pré-Hospitalar que, desde setembro de 2022, para além das habituais seis Ambulâncias de Socorro ao serviço da população, conta com um acréscimo de seis Ambulâncias.

A região algarvia tem ao dispor três Ambulâncias de Socorro adicionais para reforçar os concelhos de Lagos e Albufeira, operadas pelos BV Lagos e CVP Silves/Albufeira.

Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal continental, cabe ao INEM acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema.

O INEM aproveita a oportunidade para recordar uma informação que pode salvar vidas: Ligue 112 apenas em caso de emergência. Lembre-se que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser utilizados apenas em situações onde exista perigo de vida iminente.

Em todas as situações não emergentes, o cidadão deve entrar em contacto com o SNS 24, através do número 808 24 24 24, para referenciação e aconselhamento adequados.

O Instituto Nacional de Emergência Médica é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais atribuições do INEM. Através do Número Europeu de Emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Setembro, 2025

Viana do Castelo aprova Carta Educativa para os próximos 10 anos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.

Desporto 17 Setembro, 2025

Valença inaugura Skatepark e Pumptrack e atrai centenas de jovens

Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.

Desporto 17 Setembro, 2025

Jovem Navegador de Santa Marta de Portuzelo Conquista 2.º Lugar em Sever do Vouga

O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.

Regional 17 Setembro, 2025

Viana do Castelo acolhe maior conferência europeia de Ruby nos dias 18 e 19 de setembro

Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.

Regional 17 Setembro, 2025

Retoma do comboio Celta sem transbordo em Viana do Castelo em dezembro

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.

Regional 17 Setembro, 2025

Krisálida promove programação cultural em Caminha com teatro, oficinas e nova produção

A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.

Regional 17 Setembro, 2025

Campanha “Cinto-me Vivo” sem vítimas mortais em Viana do Castelo

Entre 9 e 15 de setembro, decorreu a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, em parceria com a GNR e a PSP, com o objetivo de alertar para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança – cinto, cadeirinhas e capacetes.