Logo
Cultura

Paulo Pacheco: “Independentemente de ser a Senhora d’Agonia ou São Pedro tem que ficar tudo no ponto”

16 Agosto, 2023 | 17:50
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A embarcação "Oceano Atlântico" do mestre Paulo Pacheco, pescador há mais de 30 anos, vai ser a responsável por transportar, este domingo, 20 de agosto, a imagem de Nossa Senhora D'Agonia na procissão ao mar, durante a romaria, em Viana do Castelo. 

Apesar de já não ser a primeira vez que tem esta “tarefa” a bordo da embarcação “Oceano Atlântico”, este pescador e darquense de gema admite, à luz dos seus 47 anos, que até aos dias de hoje não consegue definir o que sente durante a concretização deste momento solene. “Lembrámo-nos de coisas da vida que nos tocam… São coisas que estão cá dentro… Da vida de pescador e de tudo um bocadinho…”, exprime.

Com a aproximação da procissão ao mar, Paulo Pacheco diz ainda já ter as tarefas bem definidas no que toca à preparação e embelezamento da embarcação. “Quem trata das flores é a minha mulher. Claro que a gente acaba por ajudar… É a parte que me toca a mim e aos amigos”, graceja.

“O mal é o tempo fugir debaixo dos pés, mas a gente também está ali na boa… Conversa-se, faz-se e, ao fim, fica tudo feito”, completa o pescador, garantindo que “independentemente de ser a Senhora D’Agonia ou São Pedro tem de ficar tudo no ponto”.

A procissão ao mar acontece, todos os anos, no dia 20 de agosto, no feriado municipal e no dia da padroeira. Além do andor de Nossa Senhora D’Agonia a procissão conta ainda com as imagens da Senhora de Monserrate, de São Bartolomeu dos Mártires, da Senhora dos Mares e de São Pedro.

Reveja aqui a reportagem vídeo da Viana TV:

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Dezembro, 2025

Presépio surpreende visitantes no Jardim D. Fernando em Viana do Castelo

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo amplia apoio a cidadãos carenciados com programa de medicação

O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Banda de Gaitas de S. Tiago anima Cardielos com Concerto de Natal

A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.

Regional 12 Dezembro, 2025

Cerveira quer pôr antigas minas de Covas no mapa nacional do turismo geológico

O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.

Regional 12 Dezembro, 2025

Biblioteca de Viana do Castelo anima sábados com sessões de histórias para crianças

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.

Regional 12 Dezembro, 2025

Intervenção na rede poderá cortar água a parte da Meadela na segunda-feira

Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.

Regional 12 Dezembro, 2025

Menino Jesus em chocolate é atração do Mercadinho de Natal em Freixieiro de Soutelo

A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.