Logo
Cultura

Paulo Pacheco: “Independentemente de ser a Senhora d’Agonia ou São Pedro tem que ficar tudo no ponto”

16 Agosto, 2023 | 17:50
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A embarcação "Oceano Atlântico" do mestre Paulo Pacheco, pescador há mais de 30 anos, vai ser a responsável por transportar, este domingo, 20 de agosto, a imagem de Nossa Senhora D'Agonia na procissão ao mar, durante a romaria, em Viana do Castelo. 

Apesar de já não ser a primeira vez que tem esta “tarefa” a bordo da embarcação “Oceano Atlântico”, este pescador e darquense de gema admite, à luz dos seus 47 anos, que até aos dias de hoje não consegue definir o que sente durante a concretização deste momento solene. “Lembrámo-nos de coisas da vida que nos tocam… São coisas que estão cá dentro… Da vida de pescador e de tudo um bocadinho…”, exprime.

Com a aproximação da procissão ao mar, Paulo Pacheco diz ainda já ter as tarefas bem definidas no que toca à preparação e embelezamento da embarcação. “Quem trata das flores é a minha mulher. Claro que a gente acaba por ajudar… É a parte que me toca a mim e aos amigos”, graceja.

“O mal é o tempo fugir debaixo dos pés, mas a gente também está ali na boa… Conversa-se, faz-se e, ao fim, fica tudo feito”, completa o pescador, garantindo que “independentemente de ser a Senhora D’Agonia ou São Pedro tem de ficar tudo no ponto”.

A procissão ao mar acontece, todos os anos, no dia 20 de agosto, no feriado municipal e no dia da padroeira. Além do andor de Nossa Senhora D’Agonia a procissão conta ainda com as imagens da Senhora de Monserrate, de São Bartolomeu dos Mártires, da Senhora dos Mares e de São Pedro.

Reveja aqui a reportagem vídeo da Viana TV:

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 21 Fevereiro, 2026

XLVII Rali à Lampreia promete emoções fortes e sabores únicos em Monção

Monção prepara-se para receber este fim de semana, dias 21 e 22 de fevereiro, a emblemática edição XLVII do Rali à Lampreia, um dos eventos de maior prestígio do calendário automóvel nacional. A prova, realizada na histórica Praça Deu-la-Deu, atrai milhares de visitantes de Portugal e Espanha, combinando adrenalina, tradição e gastronomia local.

Desporto 21 Fevereiro, 2026

Santa Luzia recebe GD Árvore em duelo decisivo da Liga Feminina Placard

Viana do Castelo será palco este sábado, dia 21 de fevereiro, de um duelo de elevada importância na Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore às 18h00, no Pavilhão Municipal José Natário, em partida da 17.ª jornada da fase regular.

Regional 21 Fevereiro, 2026

Câmara e PSP reforçam ligação estratégica em Viana do Castelo

O novo comandante da PSP de Viana do Castelo, Superintendente Raúl Curva, foi recebido pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, num encontro que assinalou o início de um novo ciclo de cooperação entre a polícia e a autarquia.

Internacional 21 Fevereiro, 2026

Habitação, imigração e combate à pobreza no topo das prioridades do Eixo Atlântico para 2026

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou, em assembleia-geral, a habitação, a imigração e a luta contra a pobreza e exclusão social como prioridades estratégicas para 2026. A decisão foi divulgada em comunicado pela entidade que agrega municípios do Norte de Portugal e da Galiza.

Regional 21 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo promove “Vencer a Idade com Saúde” junto de 1.600 seniores

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a levar a cabo o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, dirigido a cerca de 1.600 seniores do concelho, numa iniciativa desenvolvida em parceria com cerca de 50 entidades, entre Juntas de Freguesia e lares.

Regional 21 Fevereiro, 2026

BE alerta para atraso na atualização dos planos de proteção civil no Alto Minho

O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo manifestou esta sexta-feira preocupação com o atraso na atualização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) em seis dos dez concelhos do Alto Minho.

Nacional 21 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém 174 estradas encerradas

O mau tempo continua a provocar fortes constrangimentos à circulação rodoviária, com 174 estradas ainda encerradas ao trânsito. Entre as vias afetadas contam-se seis troços de autoestradas, sendo o distrito de Coimbra o mais penalizado, de acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR).