Logo
Nacional

Incêndios: GNR reforça a fiscalização e apelo à prevenção

17 Agosto, 2025 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A GNR informou que, face ao agravamento do risco de incêndio em várias regiões do país, está a reforçar o patrulhamento e a vigilância em áreas florestais e agrícolas, com o objetivo de dissuadir comportamentos negligentes e detetar rapidamente situações suspeitas.

Neste trabalho preventivo, a GNR já sinalizou 10.417 situações relacionadas com a falta de limpeza de terrenos e lavrou 1.289 autos de contraordenação por ausência de gestão de combustível.

Quanto a infrações por queimas e queimadas, foram registados:

56 autos por queimadas ilegais,

248 autos por queimas e fogueiras diversas, até 13 de agosto deste ano.

Estes números mostram já uma aproximação ao total de 2024, em que se registaram 86 autos por queimadas e 587 por queimas ou fogueiras diversas.

A GNR reforça o apelo ao sentido de responsabilidade de todos os cidadãos, recordando que está proibido:

Fumar ou fazer fogueiras em zonas florestais,

Fazer queimas ou queimadas sem autorização,

Lançar foguetes ou balões com mecha acesa,

Utilizar tratores ou máquinas sem os devidos sistemas de retenção de faíscas e extintores.

Vigilância contínua e número de emergência

A GNR garante que as investigações continuam a decorrer de forma intensiva e que existe um esforço para apurar as causas de cada incêndio no mais curto espaço de tempo possível.

Como medida preventiva, a autoridade recomenda que se acompanhem os avisos meteorológicos e os níveis de risco de incêndio através dos canais oficiais, apelando ainda à comunicação imediata de qualquer foco de fumo ou fogo para o número de emergência 112.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Agosto, 2025

Transbordo temporário no Comboio Celta motiva vigilância da Câmara de Viana do Castelo

A Câmara de Viana do Castelo vai acompanhar de perto a implementação temporária do transbordo no comboio internacional Celta, que liga o Porto a Vigo, a partir deste domingo. A medida, que obriga os passageiros a mudarem de comboio em Viana, deve manter-se até dezembro.

Nacional 17 Agosto, 2025

Incêndios: GNR reforça a fiscalização e apelo à prevenção

A GNR informou que, face ao agravamento do risco de incêndio em várias regiões do país, está a reforçar o patrulhamento e a vigilância em áreas florestais e agrícolas, com o objetivo de dissuadir comportamentos negligentes e detetar rapidamente situações suspeitas.

Regional 17 Agosto, 2025

Serenata no rio Lima suspensa, restantes celebrações decorrem como previsto

Viana do Castelo vive hoje mais um dia intenso da Romaria da Senhora d’Agonia, com milhares de visitantes a encherem as ruas em celebração da fé, da tradição e da cultura vianense. No entanto, uma das mais aguardadas tradições da noite, a Serenata no rio Lima, foi cancelada por razões de segurança.

Desporto 16 Agosto, 2025

Sporting de Braga garante presença no play-off da Liga Europa

O Sporting de Braga qualificou-se para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, ao vencer o Cluj por 2-0, na segunda mão da terceira pré-eliminatória.

Nacional 16 Agosto, 2025

Mais de 3.300 operacionais combatem sete grandes incêndios no país

Às 05h30 desta manhã, mais de 3.300 operacionais e 1.100 meios terrestres estavam mobilizados no combate aos sete principais incêndios rurais em curso no continente português. Arganil e Sátão são, neste momento, os concelhos que concentram o maior número de meios no terreno, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 16 Agosto, 2025

Santa Clara garante play-off da Liga Conferência

O Santa Clara garantiu a presença no play-off de acesso à fase de grupos da Liga Conferência, ao empatar 0-0 frente ao Larne, em Ponta Delgada.

Regional 16 Agosto, 2025

Novo concurso para transportes públicos no Alto Minho só terá efeitos após eleições autárquicas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho lançou um quarto concurso para a concessão do serviço público de transportes intermunicipais, mas o processo não ficará concluído até às eleições autárquicas de outubro. A confirmação foi dada pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, após reunião extraordinária do executivo municipal.