Logo
Nacional

Incêndios: Braga entre os distritos com menos limpeza de terrenos

24 Abril, 2024 | 17:07
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Em comunicado, a força policial refere que, entre 2019 e 2023, nos distritos onde se registou “maior número de incumprimentos da gestão de combustível dos terrenos florestais”, destacam-se “por ordem decrescente” Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro.

Nos “distritos onde existe um menor registo de incumprimentos da gestão de combustível dos terrenos florestais, no mesmo período, há a destacar os distritos de Évora, Bragança, Portalegre, Viana do Castelo e Beja”, acrescentou a GNR.

“Desde 2019 até ao dia 14 de abril de 2024, foram identificadas 4.831 pessoas e detidos 404 suspeitos, por incêndio florestal”, lê-se na nota.

A GNR considera que, após identificação das causas dos incêndios, “o uso do fogo é a maior preocupação” e, tendo em conta que “só as queimas e queimadas contribuem com mais de 35% das ocorrências de incêndio nos últimos anos”, todos devem “fazer um esforço para que a redução do combustível se possa realizar com recurso a outros métodos alternativos”, como “a incorporação no solo e a produção de biomassa, reduzindo-se assim o risco de gerar ocorrências”.

A GNR assumiu como prioridade estratégica a proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, “sustentada numa atuação preventiva e num reforço de patrulhamento nas áreas florestais”.

No âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), a força policial empenha militares e guardas florestais da estrutura do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS).

Nesse sentido, entre 2019 e 2023, a GNR contabilizou “35.097 ações de sensibilização e alcançando assim 428.389 pessoas”, refere-se na nota.

Em termos de contraordenações, de 2019 a 2023, a GNR registou 19.600 ocorrências por falta de limpeza de terrenos florestais, 3.419 queimas e 1.359 queimadas, enquanto este ano a fiscalização da limpeza de terrenos só arranca em 01 de maio e já foram detetadas 28 queimas e 11 queimadas.

Em resultado de ações de sensibilização até à investigação das causas dos incêndios florestais, a GNR notou que, à luz de alguma mudança de comportamentos por parte da população em geral, 2023 “espelhou aquele que foi o valor mais reduzido em número de incêndios (menos 46% de incêndios rurais) e o terceiro valor mais reduzido de área ardida (menos 72%)”.

Em relação a “vítimas diretamente relacionadas com os incêndios”, no comunicado afirma-se que “2023 foi também um ano ímpar, com zero vítimas mortais, espelhando um dos objetivos últimos do sistema, que é a salvaguarda e proteção das vidas humanas”.

“A tendência de redução de vítimas deste 2017 prova a maior consciencialização dos portugueses sobre esta temática dos incêndios”, frisou.

A GNR salientou que “as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal” e que a “data limite para proceder à gestão de combustível é 30 de abril”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.