Logo
Nacional

Incêndios: Braga entre os distritos com menos limpeza de terrenos

24 Abril, 2024 | 17:07
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Em comunicado, a força policial refere que, entre 2019 e 2023, nos distritos onde se registou “maior número de incumprimentos da gestão de combustível dos terrenos florestais”, destacam-se “por ordem decrescente” Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro.

Nos “distritos onde existe um menor registo de incumprimentos da gestão de combustível dos terrenos florestais, no mesmo período, há a destacar os distritos de Évora, Bragança, Portalegre, Viana do Castelo e Beja”, acrescentou a GNR.

“Desde 2019 até ao dia 14 de abril de 2024, foram identificadas 4.831 pessoas e detidos 404 suspeitos, por incêndio florestal”, lê-se na nota.

A GNR considera que, após identificação das causas dos incêndios, “o uso do fogo é a maior preocupação” e, tendo em conta que “só as queimas e queimadas contribuem com mais de 35% das ocorrências de incêndio nos últimos anos”, todos devem “fazer um esforço para que a redução do combustível se possa realizar com recurso a outros métodos alternativos”, como “a incorporação no solo e a produção de biomassa, reduzindo-se assim o risco de gerar ocorrências”.

A GNR assumiu como prioridade estratégica a proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, “sustentada numa atuação preventiva e num reforço de patrulhamento nas áreas florestais”.

No âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), a força policial empenha militares e guardas florestais da estrutura do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS).

Nesse sentido, entre 2019 e 2023, a GNR contabilizou “35.097 ações de sensibilização e alcançando assim 428.389 pessoas”, refere-se na nota.

Em termos de contraordenações, de 2019 a 2023, a GNR registou 19.600 ocorrências por falta de limpeza de terrenos florestais, 3.419 queimas e 1.359 queimadas, enquanto este ano a fiscalização da limpeza de terrenos só arranca em 01 de maio e já foram detetadas 28 queimas e 11 queimadas.

Em resultado de ações de sensibilização até à investigação das causas dos incêndios florestais, a GNR notou que, à luz de alguma mudança de comportamentos por parte da população em geral, 2023 “espelhou aquele que foi o valor mais reduzido em número de incêndios (menos 46% de incêndios rurais) e o terceiro valor mais reduzido de área ardida (menos 72%)”.

Em relação a “vítimas diretamente relacionadas com os incêndios”, no comunicado afirma-se que “2023 foi também um ano ímpar, com zero vítimas mortais, espelhando um dos objetivos últimos do sistema, que é a salvaguarda e proteção das vidas humanas”.

“A tendência de redução de vítimas deste 2017 prova a maior consciencialização dos portugueses sobre esta temática dos incêndios”, frisou.

A GNR salientou que “as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal” e que a “data limite para proceder à gestão de combustível é 30 de abril”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Caminha assinala hoje o Dia Mundial do Cancro com iniciativa da Operação Nariz Vermelho

Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Nortaluga apoia comunidades afetadas pela Tempestade Kristin

A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

“Nadar em Família” celebra três anos e atrai cada vez mais participantes em Viana do Castelo

O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Três detidos em Viana do Castelo por condução sem carta

A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Discussão pública sobre alteração ao Plano de Urbanização de Viana do Castelo decorre até março

A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.