O presidente da Câmara de Viana do Castelo atribuiu hoje a “ação humana” a ignição do primeiro “grande” incêndio do ano que destruiu mais de 30 hectares de floresta na serra de Santa Luzia, na freguesia de Outeiro.
“Houve ação humana. Todos os que estivemos no terreno sentimos inexplicabilidade para os vários focos que foram surgindo durante o dia, em vários locais. A natureza, nesta altura, não reúne condições para um incêndio desta magnitude”, afirmou Luís Nobre.
O autarca socialista, que informava o executivo municipal durante uma reunião extraordinária da autarquia, explicou que o incêndio deflagrou no domingo, cerca das 12:45, e foi dado como extinto hoje, às 01:15.
Segundo Luís Nobre, o combate às chamas mobilizou 55 homens, 18 viaturas dos Bombeiros Sapadores e voluntários de Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora, Caminha, Ponte de Lima e Ponte da Barca, e um meio aéreo, coordenados pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.
“Foi a disponibilidade e prontidão de todos que permitiu controlar os vários focos de incêndio que deflagraram durante o dia. Acabou por correr bem, mas deu para assustar”, afirmou.
Contactada pela agência Lusa, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo disse que vai ser aberto um inquérito para averiguar as causas do incêndio.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.