Logo
Regional

Incêndios: Alto Minho com dispositivo de 439 operacionais, 102 veículos e dois helicópteros

17 Maio, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Os 10 concelhos do Alto Minho vão contar, no período crítico dos incêndios florestais com um dispositivo de 439 operacionais, 102 veículos e, dois meios aéreos, disse o comandante Operacional Distrital de Viana do Castelo.

Marco Domingues, referiu que aquele dispositivo integra meios dos bombeiros, sapadores florestais, unidades locais de proteção civil, GNR, unidade de emergência, proteção e socorro e, equipas de vigilância, dissuasão, deteção e combate aos incêndios.

Marco Domingues adiantou que àquele dispositivo, que estará em prontidão a partir de 01 de julho, juntam-se, a partir de 01 de junho, duas aeronaves, sedeadas no Centro de Meios Aéreos, em Arcos de Valdevez, concelho onde ficará instalada uma brigada de reforço de combate a incêndios florestais de Lisboa”.

Composta por 16 operacionais e cinco veículos, aquela brigada opera no distrito de Viana do Castelo desde 2017. Este ano, vai iniciar funções a 01 de julho e, até 30 de setembro, havendo a possibilidade de prorrogação daquele prazo, até 15 de outubro.

“É com este dispositivo que termos trabalhado nos últimos anos e, temos tido resultados positivos. No caso de ser insuficiente para responder ao número de ocorrências que possam vir a surgir, poderemos sempre contar com o apoio de meios de todo o país”, destacou Marco Domingues.

O comandante Operacional Distrital de Viana do Castelo, adiantou que até agora, a região contabilizou 139 incêndios que destruiriam 536 hectares de floresta.

Arcos de Valdevez, com 50 fogos e 163 hectares consumidos é o concelho que lidera a lista os municípios mais afetados.

Marco Domingues sublinhou que, comparativamente a período homólogo de 2023, o número de ocorrências e área ardida diminuiu “muito”.

“No mesmo período de 2023, registaram-se 336 ocorrências, com mais de mil hectares consumidos”, destacou.

O responsável referiu que a chuva “quase persistente” que tem caído nos últimos meses ajudam a explicar a redução do número de incêndios nos primeiros quase seis meses de 2024.

Por outro lado, enfatizou, a pluviosidade registada nos últimos meses pode vir a causar maior preocupação aos agentes da proteção civil uma vez que a vegetação atualmente em crescimento vai transformar-se em combustível no verão.

“Esta situação preocupa-nos muito”, referiu.

Marco Domingues prevê uma época de muito trabalho para os agentes da proteção civil.

“Tudo depende das condições meteorológicas, da ação humana, mas vamos ter um verão de bastante trabalho”, frisou.

Com uma área total de 222 mil hectares, o distrito de Viana do Castelo tem 208 freguesias, 99 das quais (8,9% do total do país) consideradas prioritárias na prevenção de fogos florestais e onde estão identificados 1.185 lugares prioritários.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 1 Dezembro, 2025

Ponte de Lima representada nos Prémios Património Ibérico 2025 em Sintra

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.

Regional 1 Dezembro, 2025

Empreendimento de agroturismo em Mujães promete experiências agrícolas autênticas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.

Regional 1 Dezembro, 2025

“Viana é Natal” destaca criatividade das montras e incentiva compras no comércio local

O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.

Regional 1 Dezembro, 2025

CP convida a uma viagem encantada no Comboio Histórico do Vouga

Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Távora escorrega mas mantém liderança da 2ª Divisão Distrital

A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.

Regional 30 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura mural comunitário contra a violência de género

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.