O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, descerrou a placa que assinala a entrada em funcionamento da primeira fase da rede de saneamento, uma infraestrutura que vai permitir a cobertura de 45 por cento das habitações daquelas freguesias.
Na sua intervenção, o autarca aproveitou para realçar que o investimento em abastecimento de água e saneamento, totalmente suportado pela autarquia, nunca foi maior e, entre obras lançada e em concurso, o último mandato representa 14,6 milhões de euros de investimento direto da autarquia.
A empreitada foi considerada pelo presidente da União de Freguesias, João Silva, como “importantíssima” para aquelas freguesias junto ao rio Lima. Com quatro ramais principais e uma estação de bombagem, vai servir 443 das 976 casas registadas, cobrindo 45 por cento das freguesias. A primeira fase, hoje inaugurada simbolicamente, será agora seguida de uma segunda fase com ramais secundários, e na sua intervenção, o presidente da União de Freguesias lembrou ainda os principais investimentos realizados recentemente na freguesia de Cardielos, como a Casa Mortuária, o campo relvado, a pavimentação e alargamento de ruas, a rede de águas pluviais e a ponte que está a ser construída que integrará a ecovia Lanheses-Viana.
Para Luís Nobre, este é “um dia importantíssimo” porque se trata “de uma área fulcral para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das freguesias”. De acordo com o autarca, “nunca houve, num só mandato, tanto investimento direto em saneamento e abastecimento de água, ultrapassando os 14,6 milhões de euros no total”.
Tendo como objetivo atingir os cem por cento de cobertura em água e saneamento e numa altura em que se passou dos 77 por cento para os 85 por cento e estão em concurso diversas empreitadas para “melhorar os indicadores de desenvolvimento do concelho”, Luís Nobre sublinhou que “este é um esforço enorme que estamos a fazer em todo o concelho e esta freguesia recebe 10 por cento deste mesmo investimento.
De lembrar que ainda esta semana foi aprovada a abertura de concurso público por um valor global de mais de 3,2 milhões de euros para a ampliação, por lotes, das redes de abastecimento de água e saneamento de quatro freguesias do concelho. No âmbito da candidatura ao Norte 2030 – Ciclo Urbano da Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento, desenvolveu-se o projeto de execução para a Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais em Alvarães e Vila Fria (Lote 1), Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais em Castelo do Neiva (Lote 2) e Ampliação da Rede de Abastecimento de Água em Carreço (Lote 3).
A construção de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais são uma competência da Câmara Municipal, na promoção da qualidade de vida dos seus munícipes.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.