O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, descerrou a placa que assinala a entrada em funcionamento da primeira fase da rede de saneamento, uma infraestrutura que vai permitir a cobertura de 45 por cento das habitações daquelas freguesias.
Na sua intervenção, o autarca aproveitou para realçar que o investimento em abastecimento de água e saneamento, totalmente suportado pela autarquia, nunca foi maior e, entre obras lançada e em concurso, o último mandato representa 14,6 milhões de euros de investimento direto da autarquia.
A empreitada foi considerada pelo presidente da União de Freguesias, João Silva, como “importantíssima” para aquelas freguesias junto ao rio Lima. Com quatro ramais principais e uma estação de bombagem, vai servir 443 das 976 casas registadas, cobrindo 45 por cento das freguesias. A primeira fase, hoje inaugurada simbolicamente, será agora seguida de uma segunda fase com ramais secundários, e na sua intervenção, o presidente da União de Freguesias lembrou ainda os principais investimentos realizados recentemente na freguesia de Cardielos, como a Casa Mortuária, o campo relvado, a pavimentação e alargamento de ruas, a rede de águas pluviais e a ponte que está a ser construída que integrará a ecovia Lanheses-Viana.
Para Luís Nobre, este é “um dia importantíssimo” porque se trata “de uma área fulcral para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das freguesias”. De acordo com o autarca, “nunca houve, num só mandato, tanto investimento direto em saneamento e abastecimento de água, ultrapassando os 14,6 milhões de euros no total”.
Tendo como objetivo atingir os cem por cento de cobertura em água e saneamento e numa altura em que se passou dos 77 por cento para os 85 por cento e estão em concurso diversas empreitadas para “melhorar os indicadores de desenvolvimento do concelho”, Luís Nobre sublinhou que “este é um esforço enorme que estamos a fazer em todo o concelho e esta freguesia recebe 10 por cento deste mesmo investimento.
De lembrar que ainda esta semana foi aprovada a abertura de concurso público por um valor global de mais de 3,2 milhões de euros para a ampliação, por lotes, das redes de abastecimento de água e saneamento de quatro freguesias do concelho. No âmbito da candidatura ao Norte 2030 – Ciclo Urbano da Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento, desenvolveu-se o projeto de execução para a Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais em Alvarães e Vila Fria (Lote 1), Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais em Castelo do Neiva (Lote 2) e Ampliação da Rede de Abastecimento de Água em Carreço (Lote 3).
A construção de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais são uma competência da Câmara Municipal, na promoção da qualidade de vida dos seus munícipes.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.