O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, descerrou a placa que assinala a entrada em funcionamento da primeira fase da rede de saneamento, uma infraestrutura que vai permitir a cobertura de 45 por cento das habitações daquelas freguesias.
Na sua intervenção, o autarca aproveitou para realçar que o investimento em abastecimento de água e saneamento, totalmente suportado pela autarquia, nunca foi maior e, entre obras lançada e em concurso, o último mandato representa 14,6 milhões de euros de investimento direto da autarquia.
A empreitada foi considerada pelo presidente da União de Freguesias, João Silva, como “importantíssima” para aquelas freguesias junto ao rio Lima. Com quatro ramais principais e uma estação de bombagem, vai servir 443 das 976 casas registadas, cobrindo 45 por cento das freguesias. A primeira fase, hoje inaugurada simbolicamente, será agora seguida de uma segunda fase com ramais secundários, e na sua intervenção, o presidente da União de Freguesias lembrou ainda os principais investimentos realizados recentemente na freguesia de Cardielos, como a Casa Mortuária, o campo relvado, a pavimentação e alargamento de ruas, a rede de águas pluviais e a ponte que está a ser construída que integrará a ecovia Lanheses-Viana.
Para Luís Nobre, este é “um dia importantíssimo” porque se trata “de uma área fulcral para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das freguesias”. De acordo com o autarca, “nunca houve, num só mandato, tanto investimento direto em saneamento e abastecimento de água, ultrapassando os 14,6 milhões de euros no total”.
Tendo como objetivo atingir os cem por cento de cobertura em água e saneamento e numa altura em que se passou dos 77 por cento para os 85 por cento e estão em concurso diversas empreitadas para “melhorar os indicadores de desenvolvimento do concelho”, Luís Nobre sublinhou que “este é um esforço enorme que estamos a fazer em todo o concelho e esta freguesia recebe 10 por cento deste mesmo investimento.
De lembrar que ainda esta semana foi aprovada a abertura de concurso público por um valor global de mais de 3,2 milhões de euros para a ampliação, por lotes, das redes de abastecimento de água e saneamento de quatro freguesias do concelho. No âmbito da candidatura ao Norte 2030 – Ciclo Urbano da Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento, desenvolveu-se o projeto de execução para a Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais em Alvarães e Vila Fria (Lote 1), Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais em Castelo do Neiva (Lote 2) e Ampliação da Rede de Abastecimento de Água em Carreço (Lote 3).
A construção de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais são uma competência da Câmara Municipal, na promoção da qualidade de vida dos seus munícipes.
O Politécnico de Viana do Castelo inaugura um mestrado pioneiro em Enfermagem Veterinária Médico-Cirúrgica, oferecendo, pela primeira vez em Portugal, uma formação que integra a intervenção clínica em diversas espécies: pecuária, equinos, animais de companhia, selvagens e exóticos.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima recebe, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 15h00, a apresentação do mais recente livro de Fátima Mendes Marinho, intitulado “Marie Marie”. A iniciativa tem entrada livre e é aberta a toda a comunidade.
A ANIR – Associação Nacional de Imprensa Regional realizou em Pombal o seu Encontro Nacional, que reuniu profissionais e responsáveis de meios de comunicação local e regional para debater a situação da imprensa em Portugal.
A Selecção Nacional de Sub-18 masculina de voleibol conseguiu esta quarta-feira a sua primeira vitória no Torneio WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association), ao derrotar os Países Baixos por 3-2, num jogo disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo.
As Comédias do Minho levam até 31 de janeiro o espetáculo “Faz-me um Resumo”, dirigido a crianças do 1.º ciclo e suas famílias. A iniciativa percorre os municípios de Monção, Paredes de Coura, Melgaço e Valença, com sessões para escolas e apresentações abertas ao público familiar. A entrada é gratuita.
O Santa Luzia FC, de Viana do Castelo, é um dos grandes destaques da 28.ª edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, ao ser nomeado para o Grande Prémio do Júri Coletivo. O clube feminino de futsal viveu recentemente a sua época mais histórica, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional, depois de disputar, pela primeira vez na sua história, a final da Liga Placard.
Viana do Castelo recebe no domingo, 25 de janeiro, mais uma edição da Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, iniciativa que já se afirmou como um dos eventos desportivos de referência da região. A prova tem partida marcada para as 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural.