O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, descerrou a placa que assinala a entrada em funcionamento da primeira fase da rede de saneamento, uma infraestrutura que vai permitir a cobertura de 45 por cento das habitações daquelas freguesias.
Na sua intervenção, o autarca aproveitou para realçar que o investimento em abastecimento de água e saneamento, totalmente suportado pela autarquia, nunca foi maior e, entre obras lançada e em concurso, o último mandato representa 14,6 milhões de euros de investimento direto da autarquia.
A empreitada foi considerada pelo presidente da União de Freguesias, João Silva, como “importantíssima” para aquelas freguesias junto ao rio Lima. Com quatro ramais principais e uma estação de bombagem, vai servir 443 das 976 casas registadas, cobrindo 45 por cento das freguesias. A primeira fase, hoje inaugurada simbolicamente, será agora seguida de uma segunda fase com ramais secundários, e na sua intervenção, o presidente da União de Freguesias lembrou ainda os principais investimentos realizados recentemente na freguesia de Cardielos, como a Casa Mortuária, o campo relvado, a pavimentação e alargamento de ruas, a rede de águas pluviais e a ponte que está a ser construída que integrará a ecovia Lanheses-Viana.
Para Luís Nobre, este é “um dia importantíssimo” porque se trata “de uma área fulcral para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das freguesias”. De acordo com o autarca, “nunca houve, num só mandato, tanto investimento direto em saneamento e abastecimento de água, ultrapassando os 14,6 milhões de euros no total”.
Tendo como objetivo atingir os cem por cento de cobertura em água e saneamento e numa altura em que se passou dos 77 por cento para os 85 por cento e estão em concurso diversas empreitadas para “melhorar os indicadores de desenvolvimento do concelho”, Luís Nobre sublinhou que “este é um esforço enorme que estamos a fazer em todo o concelho e esta freguesia recebe 10 por cento deste mesmo investimento.
De lembrar que ainda esta semana foi aprovada a abertura de concurso público por um valor global de mais de 3,2 milhões de euros para a ampliação, por lotes, das redes de abastecimento de água e saneamento de quatro freguesias do concelho. No âmbito da candidatura ao Norte 2030 – Ciclo Urbano da Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento, desenvolveu-se o projeto de execução para a Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais em Alvarães e Vila Fria (Lote 1), Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais em Castelo do Neiva (Lote 2) e Ampliação da Rede de Abastecimento de Água em Carreço (Lote 3).
A construção de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais são uma competência da Câmara Municipal, na promoção da qualidade de vida dos seus munícipes.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.