O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a Vereadora do Planeamento e Gestão Urbanística, Fabíola Oliveira, marcaram presença na cerimónia de inauguração do painel de azulejos de homenagem aos náufragos vianenses, que foi instalado na parede do edifício da Vianapesca OP, na ribeira vianense.
O painel “Homenagem da Cidade às Vítimas dos Naufrágios no Mar de Viana”, com 5,70 metros de comprimento por 2,60 metros de altura, baseia-se numa pintura da autoria de Cipriano Oquiniame e indica, no rodapé, as embarcações, nomes dos náufragos e datas dos naufrágios. O município apoiou a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela com uma verba de 3.500 euros para a concretização desta obra, atendendo à relevância cultural do projeto para a memória coletiva dos vianenses.
Na cerimónia, o autarca destacou “a resiliência dos pescadores e das gentes do mar, que tiveram de ultrapassar momentos muito dolorosos”, reconhecendo a importância desta iniciativa da União de Freguesias e assegurando que a comunidade local “tem dado o exemplo ao longo da história”, afirmando que as famílias da Ribeira de Viana “têm enriquecido” Viana do Castelo.

“Esta pegada trágica faz parte do nosso coletivo e devemos reconhecê-la para sempre porque faz parte da nossa identidade e marca a nossa profundidade”, declarou Luís Nobre, acrescentando que “este monumento é uma forma significativa de reconhecer de forma contínua a importância destes acontecimentos”.
“Toda a história da Ribeira, todo o vosso labor, a vossa luta, as vossas histórias de vida e histórias familiares merecem este reconhecimento e merecem que nos associemos nesta homenagem que ficará para sempre”, frisou.

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.