Logo
Regional

Inaugurado Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia de Viana do Castelo

6 Abril, 2024 | 18:58
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O novo Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia de Viana do Castelo foi hoje inaugurado, 15 anos depois de ter sido idealizado e depois de um investimento municipal que ronda os 800 mil euros.

O novo espaço, que irá complementar o espaço intermunicipal que existe em Ponte de Lima e serve os dez concelhos do distrito, vai permitir acolher animais errantes e os serviços veterinários do município.

Hoje, na sua intervenção durante a inauguração do novo CATAC, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recordou o processo e as suas “vicissitudes” que passou por entraves diversos mas que culmina com a abertura, já de imediato, da nova resposta. “Este é um momento de satisfação, sobretudo num momento em que se desperta para a consciencialização do bem-estar animar”, referiu, lembrando que “este foi um processo muito complexo mas também um bom investimento”.

“Valeu a pena o esforço e a vontade para ter este centro de acolhimento que não vem substituir o trabalho das associações, mas para ser mais uma ferramenta de trabalho, com serviços de qualidade”, vincou o autarca, sublinhando ainda que será assim consolidado “um trabalho já existente entre entidades diversas de âmbito regional”.

O centro de acolhimento e bem-estar animal, um investimento de cerca de 800 mil euros, foi construído num terreno com aproximadamente 4.070 metros quadrados de área total na freguesia de Cardielos (localiza-se na rua da Portela, sendo confinante com a Autoestrada 27). Ali, estão também agora os serviços veterinários do Município, que vão acolher os animais e ainda tratar de todas as questões normais de saúde pública veterinária.

O edifício principal surge no alinhamento da estrada que lhe dá acesso, sendo que a ligação ao interior do centro de acolhimento é feita pelo lado nascente, onde se localiza o estacionamento público. No átrio está instalado o balcão de atendimento, sanitários públicos, sala de reuniões e corredor para as divisões interiores. A poente localizam-se os balneários do pessoal e uma pequena copa, bem como uma área técnica acessível pelo exterior. Do lado nascente foram aglomeradas as funções de triagem, médicas veterinárias e higiene animal. Este núcleo, de medicina veterinária e do centro de acolhimento, foi o definidor da localização do edifício de quarentena/emergência, a nascente do principal.

Ainda no edifício principal, na zona posterior, ficam a cozinha de alimentação animal, o armazém de alimentos e material, a lavandaria e a zona técnica. O edifício quarentena/emergência fica a nascente do edifício principal, junto das funções médico veterinárias para potenciar esta sinergia. É composto por um cela semicircular e quatro celas com condições térmicas.

A entrada do edifício integra um mural pintado por um grupo de alunos de artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo(ESE-IPVC) , que simboliza os animais domésticos no Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Novembro, 2025

Viana do Castelo recorda Araucária que deixou de brilhar há sete anos

Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.

Regional 18 Novembro, 2025

Valença celebra 92 anos da chegada de Charles Lindbergh

Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.

Desporto 18 Novembro, 2025

Federação assume controlo da Volta a Portugal após polémica com a Podium Events

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.

Regional 18 Novembro, 2025

IPVC e CiTin promovem seminário para aproximar investigação e empresas no Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.

Regional 18 Novembro, 2025

Teatro de fantoches leva Lenda de Deu-la-Deu Martins às crianças de Monção

Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.

Desporto 18 Novembro, 2025

Morreu Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves e Cerveira

O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.

Regional 18 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira abre candidaturas às Bolsas de Estudo para 2025/2026

O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.