No Dia Internacional dos Museus, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador da Cultura, Manuel Vitorino, marcaram presença na inauguração de duas exposições no Museu de Artes Decorativas: “Viana uma vocação marítima” e “Viana na Rota do Oriente”.
O autarca afirmou que estas exposições “fazem parte da nossa identidade e história”. “A cidade sempre se projetou através do mar. A história é cíclica e, por isso, estamos novamente a interpretar a nossa identidade através do mar, aproveitando agora os ventos noutra direção e dimensão, nomeadamente para a produção de energia”, afirmou, defendendo a “consolidação da literacia e da relação dos vianenses com o mar”.
O vereador da Cultura, Manuel Vitorino, assegurou que esta data simbólica corresponde a um “momento importante” no ano em que o Museu de Artes Decorativas celebra 100 anos de existência. Explicou que, para a abertura destas exposições, foram realizadas “obras que trataram patologias” dos espaços, preparando as salas para “este momento de reafirmar a importância deste museu”.
Vila Nova de Cerveira é um dos poucos municípios portugueses com crescimento demográfico sustentado e projeções otimistas para as próximas três décadas. Em apenas três anos, a população aumentou cerca de 500 habitantes, além de se assistir a um rejuvenescimento da população em idade ativa e de uma significativa recuperação do índice de potencialidade.
No mês passado, o sol foi muito benéfico para o Navio Gil Eannes. O Museu bateu um novo recorde. Este foi de facto o melhor mês de junho de sempre em termos de visitas e receitas, tendo resultado num excelente contributo para as obras de manutenção que têm decorrido a bordo.
O Pavilhão Municipal de Valença acolheu o futuro do basquetebol português, ao receber os estágios das Selecções Nacionais Sub-15 Feminina e Masculina.
O Município de Ponte da Barca apresentou publicamente o Barca Jovem 2025, numa cerimónia que decorreu na belíssima Praia Fluvial do rio Lima. A iniciativa, que se realiza entre os dias 12 e 16 de agosto, além de um evento de verão é um compromisso do município com uma juventude ativa, criativa e ligada ao território.
Promovido pelo Município de Monção, no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o projeto “Guardiões da Ecovia do Rio Minho” já está no terreno e prolonga-se, até início de setembro, com a participação de vários jovens do concelho raiano.
As hepatites virais são doenças do fígado causadas por diferentes vírus, sendo as principais designadas pelas letras A, B, C, D e E. Cada uma apresenta modos de transmissão, sintomas, tratamentos e medidas preventivas específicos.
O festival de jazz de Viana do Castelo passa a chamar-se Viana Jazz e a 34.ª edição realiza-se entre 23 e 27 de julho com concertos de Jéssica Pina Trio e Viktor Lazlo.