Logo
Regional

Inaugurada Sede do Grecane e Exposição “Aldeias de MAR” em Castelo do Neiva

30 Outubro, 2022 | 0:19
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A nova sede do GRECANE – Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva foi hoje inaugurada na presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

No seu interior, pode a partir de agora também ser apreciada a exposição “Um Mar de Tradições”, implementada no âmbito da candidatura Valorização da Aldeia de Mar. Na sessão, o autarca destacou o papel das associações culturais como o GRECANE, a quem elogiou pelo “trabalho riquíssimo com projeção local, no concelho, no país, mas também internacional”.

A nova sede, localizada no edifício do antigo centro de saúde, é “a demonstração da capacidade de como em conjunto – o GRECANE, a Junta de Freguesia e o Município – conseguiram interpretar um percurso de 48 anos de história e de tradições”, evidenciou ainda Luís Nobre. A nova sede, recorde-se, nasceu fruto de um protocolo de cooperação e apoio financeiro que permitiu apoiar a realização das obras de remodelação das suas instalações, no valor de cinquenta mil euros. Esta Instituição de Utilidade Pública, com um vasto historial de quase 48 anos de existência de serviço à comunidade, promovendo uma grande diversidade de atividades.

Na cerimónia, foi também inaugurada uma mostra de cariz etnográfico, que aborda os Trajes de Pescadores e Sargaceiros de Castelo do Neiva e a exploração das vivências e memórias na primeira pessoa das gentes locais, com um enquadramento regional do litoral vianense, comparando-o com as restantes Aldeias de Mar, pretendendo valorizar as práticas, usos e costume desta freguesia.

A exposição pretende divulgar um vasto legado etnográfico e cultural ligado ao mar e às suas gentes, através da valorização da cultura marítima e do potencial endógeno associado às variáveis de identidade, cultura, hábitos e costumes, tal como a pesca, o artesanato e o folclore. Esta simbiose, que cultiva e mantém vivas as tradições, além de possibilitar a sua perpetuação no tempo, às gerações vindouras, permitirá o desenvolvimento económico da Aldeias de Mar e Castelo do Neiva, uma vez que esta passará a ter maior notoriedade.

Já no próximo sábado, 5 de novembro, Castelo do Neiva recebe, entre as 12h00 e as 16h00, a mostra gastronómica “Um Mar de Iguarias”, com produtos do mar e animação variada. O evento gastronómico terá como destaque o marisco e o polvo pescado ao largo da costa de Castelo do Neiva e que é servido nos restaurantes locais. Assim, marcam presença nesta mostra: Pedra Alta, Casa da Joana, Segredos do Mar, Sede do Castelense, Taberna da Laurinda, Restaurante O Carvalho, Tasco Regional e ainda a Pastelaria do Castelo. A animação será garantida com MetaSonora, Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GRECANE) e ainda Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.

Os objetivos gerais do projeto “Aldeia de Mar – Castelo do Neiva” são a valorização das vocações, do património cultural e identidade ligada ao mar e à pesca, da sua atmosfera sensorial e a gastronomia e alimentação ligada ao mar. As ações irão gerar um impacto positivo na qualificação da oferta de alojamento e animação local, assim como na melhoria do acesso e respetivo usufruto, aos ativos e recursos naturais do local.

O projeto Valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva tem como público-alvo, o público interno e externo. Deste modo, as diferentes iniciativas, ao promoverem a “Aldeia de Mar – Castelo do Neiva”, irão implementar a construção de laços sociais e económicos entre esta comunidade piscatória, os residentes e os turistas, excursionistas e investidores, alavancando o desenvolvimento endógeno deste núcleo.

No âmbito da candidatura Valorização da Aldeia de Mar, Viana do Castelo tem trabalhado a valorização da Ribeira de Viana e de Castelo do Neiva.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.