Logo
Regional

Inaugurada Sede do Grecane e Exposição “Aldeias de MAR” em Castelo do Neiva

30 Outubro, 2022 | 0:19
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A nova sede do GRECANE – Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva foi hoje inaugurada na presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

No seu interior, pode a partir de agora também ser apreciada a exposição “Um Mar de Tradições”, implementada no âmbito da candidatura Valorização da Aldeia de Mar. Na sessão, o autarca destacou o papel das associações culturais como o GRECANE, a quem elogiou pelo “trabalho riquíssimo com projeção local, no concelho, no país, mas também internacional”.

A nova sede, localizada no edifício do antigo centro de saúde, é “a demonstração da capacidade de como em conjunto – o GRECANE, a Junta de Freguesia e o Município – conseguiram interpretar um percurso de 48 anos de história e de tradições”, evidenciou ainda Luís Nobre. A nova sede, recorde-se, nasceu fruto de um protocolo de cooperação e apoio financeiro que permitiu apoiar a realização das obras de remodelação das suas instalações, no valor de cinquenta mil euros. Esta Instituição de Utilidade Pública, com um vasto historial de quase 48 anos de existência de serviço à comunidade, promovendo uma grande diversidade de atividades.

Na cerimónia, foi também inaugurada uma mostra de cariz etnográfico, que aborda os Trajes de Pescadores e Sargaceiros de Castelo do Neiva e a exploração das vivências e memórias na primeira pessoa das gentes locais, com um enquadramento regional do litoral vianense, comparando-o com as restantes Aldeias de Mar, pretendendo valorizar as práticas, usos e costume desta freguesia.

A exposição pretende divulgar um vasto legado etnográfico e cultural ligado ao mar e às suas gentes, através da valorização da cultura marítima e do potencial endógeno associado às variáveis de identidade, cultura, hábitos e costumes, tal como a pesca, o artesanato e o folclore. Esta simbiose, que cultiva e mantém vivas as tradições, além de possibilitar a sua perpetuação no tempo, às gerações vindouras, permitirá o desenvolvimento económico da Aldeias de Mar e Castelo do Neiva, uma vez que esta passará a ter maior notoriedade.

Já no próximo sábado, 5 de novembro, Castelo do Neiva recebe, entre as 12h00 e as 16h00, a mostra gastronómica “Um Mar de Iguarias”, com produtos do mar e animação variada. O evento gastronómico terá como destaque o marisco e o polvo pescado ao largo da costa de Castelo do Neiva e que é servido nos restaurantes locais. Assim, marcam presença nesta mostra: Pedra Alta, Casa da Joana, Segredos do Mar, Sede do Castelense, Taberna da Laurinda, Restaurante O Carvalho, Tasco Regional e ainda a Pastelaria do Castelo. A animação será garantida com MetaSonora, Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GRECANE) e ainda Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.

Os objetivos gerais do projeto “Aldeia de Mar – Castelo do Neiva” são a valorização das vocações, do património cultural e identidade ligada ao mar e à pesca, da sua atmosfera sensorial e a gastronomia e alimentação ligada ao mar. As ações irão gerar um impacto positivo na qualificação da oferta de alojamento e animação local, assim como na melhoria do acesso e respetivo usufruto, aos ativos e recursos naturais do local.

O projeto Valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva tem como público-alvo, o público interno e externo. Deste modo, as diferentes iniciativas, ao promoverem a “Aldeia de Mar – Castelo do Neiva”, irão implementar a construção de laços sociais e económicos entre esta comunidade piscatória, os residentes e os turistas, excursionistas e investidores, alavancando o desenvolvimento endógeno deste núcleo.

No âmbito da candidatura Valorização da Aldeia de Mar, Viana do Castelo tem trabalhado a valorização da Ribeira de Viana e de Castelo do Neiva.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.