A nova sede do GRECANE – Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva foi hoje inaugurada na presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.
No seu interior, pode a partir de agora também ser apreciada a exposição “Um Mar de Tradições”, implementada no âmbito da candidatura Valorização da Aldeia de Mar. Na sessão, o autarca destacou o papel das associações culturais como o GRECANE, a quem elogiou pelo “trabalho riquíssimo com projeção local, no concelho, no país, mas também internacional”.
A nova sede, localizada no edifício do antigo centro de saúde, é “a demonstração da capacidade de como em conjunto – o GRECANE, a Junta de Freguesia e o Município – conseguiram interpretar um percurso de 48 anos de história e de tradições”, evidenciou ainda Luís Nobre. A nova sede, recorde-se, nasceu fruto de um protocolo de cooperação e apoio financeiro que permitiu apoiar a realização das obras de remodelação das suas instalações, no valor de cinquenta mil euros. Esta Instituição de Utilidade Pública, com um vasto historial de quase 48 anos de existência de serviço à comunidade, promovendo uma grande diversidade de atividades.
Na cerimónia, foi também inaugurada uma mostra de cariz etnográfico, que aborda os Trajes de Pescadores e Sargaceiros de Castelo do Neiva e a exploração das vivências e memórias na primeira pessoa das gentes locais, com um enquadramento regional do litoral vianense, comparando-o com as restantes Aldeias de Mar, pretendendo valorizar as práticas, usos e costume desta freguesia.

A exposição pretende divulgar um vasto legado etnográfico e cultural ligado ao mar e às suas gentes, através da valorização da cultura marítima e do potencial endógeno associado às variáveis de identidade, cultura, hábitos e costumes, tal como a pesca, o artesanato e o folclore. Esta simbiose, que cultiva e mantém vivas as tradições, além de possibilitar a sua perpetuação no tempo, às gerações vindouras, permitirá o desenvolvimento económico da Aldeias de Mar e Castelo do Neiva, uma vez que esta passará a ter maior notoriedade.
Já no próximo sábado, 5 de novembro, Castelo do Neiva recebe, entre as 12h00 e as 16h00, a mostra gastronómica “Um Mar de Iguarias”, com produtos do mar e animação variada. O evento gastronómico terá como destaque o marisco e o polvo pescado ao largo da costa de Castelo do Neiva e que é servido nos restaurantes locais. Assim, marcam presença nesta mostra: Pedra Alta, Casa da Joana, Segredos do Mar, Sede do Castelense, Taberna da Laurinda, Restaurante O Carvalho, Tasco Regional e ainda a Pastelaria do Castelo. A animação será garantida com MetaSonora, Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GRECANE) e ainda Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.

Os objetivos gerais do projeto “Aldeia de Mar – Castelo do Neiva” são a valorização das vocações, do património cultural e identidade ligada ao mar e à pesca, da sua atmosfera sensorial e a gastronomia e alimentação ligada ao mar. As ações irão gerar um impacto positivo na qualificação da oferta de alojamento e animação local, assim como na melhoria do acesso e respetivo usufruto, aos ativos e recursos naturais do local.
O projeto Valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva tem como público-alvo, o público interno e externo. Deste modo, as diferentes iniciativas, ao promoverem a “Aldeia de Mar – Castelo do Neiva”, irão implementar a construção de laços sociais e económicos entre esta comunidade piscatória, os residentes e os turistas, excursionistas e investidores, alavancando o desenvolvimento endógeno deste núcleo.
No âmbito da candidatura Valorização da Aldeia de Mar, Viana do Castelo tem trabalhado a valorização da Ribeira de Viana e de Castelo do Neiva.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.