O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o executivo municipal marcaram presença na inauguração da empreitada de reabilitação da Igreja Paroquial de S. Mamede de Deocriste e do parque de estacionamento de apoio ao Centro Cívico daquela freguesia.
Luís Nobre inaugurou, assim, a empreitada de requalificação da Igreja Paroquial, no âmbito do programa Valorizar o Património, correspondendo a um investimento municipal de 35 mil euros que permitiu a substituição de todo o chão em madeira, conservação das paredes interiores, pavimentação da envolvente exterior, reparação de muro de suporte de terras, lavagem da torre e da telha e aplicação de isolamento em todo o telhado, torre e paredes.
No âmbito do protocolo, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Mamede de Deocriste disponibilizará a igreja, para fruição cultural, à comunidade para a realização de três concertos por ano, pelo período de 5 anos.
Recorde-se que o protocolo de colaboração assinado entre o Município de Viana do Castelo e a Fábrica da Igreja refere que “o Património Cultural de um território constitui a mais importante marca identitária do mesmo”. “A conservação, recuperação, valorização ou divulgação deste, torna-se um imperativo e também um dever para com os vindouros na transmissão de uma herança verdadeiramente fundacional, para além de desempenhar um papel elementar no desenvolvimento policêntrico dos territórios e na coesão territorial”, pelo que o programa Valorizar o Património visa qualificar espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território Municipal; dinamizar o potencial cultural destes espaços enquanto locais privilegiados de fruição cultural; e promover e valorizar os espaços referidos enquanto locais de visitação e atratividade turística.
Foi ainda inaugurada a empreitada do parque de estacionamento junto ao Centro Cívico de Deocriste, orçada em 31 mil euros, para dar resposta a uma necessidade sentida pela população local.
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.