O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
É que, para o efeito, foi refuncionalizado o piso zero da antiga escola primária das Portelas, com aquisição de material informático, mobiliário, instalação de sistemas de climatização e renovação do sistema elétrico. Paralelamente, também a zona envolvente foi alvo de reabilitação do pavimento e instalada nova iluminação. No novo espaço está também instalada uma biblioteca, que agora integra a rede de bibliotecas do concelho, coordenada pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo que em 2024 contou com mais de 80 mil utilizadores, a que acrescem os 26 mil inscritos.
Para o Presidente da Junta de Freguesia, as novas instalações são o resultado de um trabalho conjunto. Jorge Costa falou de uma “extensão simbólica do trabalho do poder local”, lembrou que agora os serviços estão adaptados às novas necessidades dos utentes e que a nova sede da Junta de Freguesia é património de todos.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, revelou que a cerimónia celebra o investimento mas também a memória coletiva, já que o espaço alberga o centro interpretativo do Castro de Vieitos e está instalado numa antiga escola primária. “Este é também um exemplo do processo de continuidade daquelas que são as ações desenvolvidas na freguesia”, sendo que a nova sede da Junta de Freguesia irá “prestar todos os serviços e permitir fazer o trabalho comunitário para toda a freguesia”.
O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.
Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.
A Polícia Judiciária (PJ) confirmou as nacionalidades das 16 vítimas mortais do grave acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, na passada semana. A identificação científica das vítimas foi realizada com o apoio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).
O fim de semana em Viana do Castelo será marcado por condições meteorológicas instáveis, com períodos de céu nublado, possibilidade de aguaceiros e até um aviso amarelo de precipitação emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Depois de um início difícil, com três derrotas na fase de grupos, a seleção portuguesa de hóquei em patins mostrou uma recuperação impressionante e garantiu a presença na final do Campeonato Europeu. Numa partida eletrizante disputada no pavilhão de Lordelo, Portugal venceu a Espanha nas grandes penalidades, após um empate a dois golos no tempo regulamentar.
O Pavilhão José Natário foi esta sexta-feira palco de mais um emocionante capítulo do clássico minhoto entre Juventude Viana e Óquei Clube de Barcelos. Na XIV edição da Taça Crédito Agrícola do Noroeste, os vianenses venceram por 2-1, com um golo decisivo nos derradeiros 30 segundos da partida.
A aguardada atuação das Fillas de Cassandra promete ser um dos grandes momentos da edição deste ano do Festival Viana Bate Forte. No sábado, dia 13, às 00h30, o duo sobe ao Palco da Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, para um concerto que já está a gerar grande expectativa entre os amantes da música na região.