O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou, no dia em que a vila de Barroselas assinalou os seus 37 anos de existência, a nova sede da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, num investimento de cerca de 370 mil euros.
No seu discurso, Luís Nobre anunciou que a autarquia vai agora avançar para uma segunda fase, com a implementação de um auditório no terreno anexo para servir melhor a população daquela região.
A nova sede, instalada na antiga Casa do Povo da vila, agrega também as instalações da Segurança Social, e foi totalmente reabilitada para dar resposta à população das duas freguesias. De acordo com Rui Sousa, Presidente da União de Freguesias, aquele foi um dia muito importante e encerra um ciclo de grandes investimentos naquela região, lembrando a execução da nova Via do Vale do Neiva que irá agora avançar.
O Presidente da Câmara Municipal lembrou, para além da Via do Vale do Neiva que vai permitir “acabar com algumas fragilidades e conectar a região aos níveis do século XXI”, ainda alguns dos projetos e investimentos feitos nos últimos tempos, nomeadamente na regeneração urbana, no espaço público e sobretudo na atualização e modernização das estruturas que permitem o exercício autárquico e o atendimento à população.
“Este é um espaço que vai manter o Estado próximo das populações deste que é um território com identidade”, vincou Luís Nobre, aproveitando a ocasião do aniversário para anunciar um “projeto que foi uma ambição e um sonho” que é a segunda fase da empreitada ontem inaugurada e que contempla um auditório, cuja empreitada será assegurada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.