O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou, no dia em que a vila de Barroselas assinalou os seus 37 anos de existência, a nova sede da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, num investimento de cerca de 370 mil euros.
No seu discurso, Luís Nobre anunciou que a autarquia vai agora avançar para uma segunda fase, com a implementação de um auditório no terreno anexo para servir melhor a população daquela região.
A nova sede, instalada na antiga Casa do Povo da vila, agrega também as instalações da Segurança Social, e foi totalmente reabilitada para dar resposta à população das duas freguesias. De acordo com Rui Sousa, Presidente da União de Freguesias, aquele foi um dia muito importante e encerra um ciclo de grandes investimentos naquela região, lembrando a execução da nova Via do Vale do Neiva que irá agora avançar.
O Presidente da Câmara Municipal lembrou, para além da Via do Vale do Neiva que vai permitir “acabar com algumas fragilidades e conectar a região aos níveis do século XXI”, ainda alguns dos projetos e investimentos feitos nos últimos tempos, nomeadamente na regeneração urbana, no espaço público e sobretudo na atualização e modernização das estruturas que permitem o exercício autárquico e o atendimento à população.
“Este é um espaço que vai manter o Estado próximo das populações deste que é um território com identidade”, vincou Luís Nobre, aproveitando a ocasião do aniversário para anunciar um “projeto que foi uma ambição e um sonho” que é a segunda fase da empreitada ontem inaugurada e que contempla um auditório, cuja empreitada será assegurada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.