"A vossa aposta de investimento em Vila Nova de Cerveira reconhece a vigorosa dinâmica empresarial do concelho. De forma sustentada, o território e as empresas nele sedeadas prosseguem, com confiança, num crescimento conjunto, onde todos dão o seu contributo". Foi com estas palavras de "satisfação e agradecimento" que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, presidiu, esta manhã, à cerimónia de inauguração da fábrica da DC Piping dedicada ao pré-fabrico de tubagens para a construção de 'data centers'. Pertencente ao Grupo Mecwide, com sede em Barcelos, a unidade fabril emprega 60 trabalhadores e resulta de um investimento de 8ME no Polo I da Zona Industrial.
Perante a presença dos investidores portugueses, norte-americanos e noruegueses, o autarca cerveirense começou por dar a conhecer a ampla estratégia municipal nas várias áreas de intervenção – cultura, ambiente, educação e habitação -, realçando investimentos já realizados e outros em curso, com especial destaque para o Palco das Artes. Já na vertente empresarial, Rui Teixeira manifestou o apoio constante da Câmara Municipal na criação de melhores condições para as empresas sedeadas e para aquelas que queiram investir em Vila Nova de Cerveira.
Após uma auscultação das empresas foram detetadas algumas necessidades na vertente da formação, do transporte, do apoio à energia e das condições das áreas empresariais. “O nosso papel é dar resposta encontrando soluções viáveis”, referiu Rui Teixeira, sublinhando a formulação de um projeto de candidatura para a melhoria das infraestruturas empresariais, “sendo que no polo I será executado ainda este ano e no polo II está prevista uma intervenção de maior dimensão”, além de se estar a aguardar o licenciamento para a criação de uma comunidade de energia renovável “que irá permitir às empresas uma poupança de 40% na fatura de energia”. Entretanto, o Município já avançou com a formalização do protocolo com a Universidade do Minho para o Centro de Inovação de Cerveira, bem como está a trabalhar em atrair formação especializada para que as empresas possam capacitar os seus recursos humanos”.
Com a expectativa de poder atingir um volume de negócios de 40ME no final do primeiro ano de atividade, a DC Piping é constituída em parceria com a norte-americana Victaulic – líder mundial na produção de soluções para a união mecânica de tubagem – e a norueguesa CTS Nordics – especializada na construção de ‘data centers’. As operações de exportação já arrancaram, com a Noruega a receber o primeiro carregamento destes componentes de alta qualidade e eficiência necessários à construção de ‘data centers’.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.