A candidatura da Iniciativa Liberal em Viana do Castelo conseguiu atingir a meta traçada para as Eleições Legislativas do passado domingo, ou seja, passar a ser a 4º força política do distrito, à frente do BE e da CDU.
De acordo com os dados do escrutínio, o círculo eleitoral de Viana do Castelo foi, em termos nacionais, o segundo a registar um maior crescimento da IL com mais 40% de votos que, tendo em conta a descida da abstenção, se traduzem num crescimento real de 27%.
Em nota enviada à Viana TV a Iniciativa Liberal de Viana do Castelo afirma que “Este crescimento é resultado da tomada de consciência de que o liberalismo resulta e faz falta, não só ao país, mas ao Alto Minho em particular, um distrito de litoral que não consegue libertar-se dos indicadores de interioridade.
Na mesma nota, a IL diz ser “resulta também do sangue novo que a IL vem introduzindo no cenário político, sem vícios, desligada de carreirismos políticos e com vontade de mudar o paradigma da região.
E foi por isso que, ao longo da campanha, marcamos sempre presença: na rua, nos debates, nas empresas, nas associações e instituições locais, com a sociedade civil, com as escolas, com todos aqueles que quiseram ouvir-nos e ser ouvidos.
Face a estes resultados animadores, só podemos agradecer a todos os que acreditaram em nós, deixando desde já a garantia de que vamos continuar a espalhar as sementes do liberalismo por todo o Alto Minho”.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.