Logo
Regional

IL afirma-se como 4ª força política no distrito de Viana do Castelo

12 Março, 2024 | 17:41
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A candidatura da Iniciativa Liberal em Viana do Castelo conseguiu atingir a meta traçada para as Eleições Legislativas do passado domingo, ou seja, passar a ser a 4º força política do distrito, à frente do BE e da CDU.

De acordo com os dados do escrutínio, o círculo eleitoral de Viana do Castelo foi, em termos nacionais, o segundo a registar um maior crescimento da IL com mais 40% de votos que, tendo em conta a descida da abstenção, se traduzem num crescimento real de 27%.

Em nota enviada à Viana TV a Iniciativa Liberal de Viana do Castelo afirma que “Este crescimento é resultado da tomada de consciência de que o liberalismo resulta e faz falta, não só ao país, mas ao Alto Minho em particular, um distrito de litoral que não consegue libertar-se dos indicadores de interioridade.

Na mesma nota, a IL diz ser “resulta também do sangue novo que a IL vem introduzindo no cenário político, sem vícios, desligada de carreirismos políticos e com vontade de mudar o paradigma da região.

E foi por isso que, ao longo da campanha, marcamos sempre presença: na rua, nos debates, nas empresas, nas associações e instituições locais, com a sociedade civil, com as escolas, com todos aqueles que quiseram ouvir-nos e ser ouvidos.

Face a estes resultados animadores, só podemos agradecer a todos os que acreditaram em nós, deixando desde já a garantia de que vamos continuar a espalhar as sementes do liberalismo por todo o Alto Minho”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 14 Novembro, 2025

Centro Cultural de Paredes de Coura recebe espetáculo internacional de circo

Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 14 de novembro, às 21h30, o espetáculo “Isla of Flightless Birds”, do Duo Acaso, no Centro Cultural da vila. A apresentação integra o festival internacional La Nuit du Cirque, que celebra o circo contemporâneo em diversos países, de Portugal aos Bálticos e da Irlanda aos Balcãs.

Internacional 14 Novembro, 2025

Eixo Atlântico aprova orçamento de 5,1 milhões e elege novo presidente

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou um orçamento de 5,1 milhões de euros para 2026, anunciou hoje a organização transfronteiriça, que reúne municípios do Norte de Portugal e da Galiza.

Regional 14 Novembro, 2025

“Viana é Natal” regressa para dinamizar o comércio local

A Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Câmara Municipal, vai promover, nesta quadra natalícia, o concurso “Viana é Natal”, com o objetivo de revitalizar o comércio local da cidade.

Nacional 14 Novembro, 2025

Gripe aviária obriga ao confinamento de aves em 95 zonas de alto risco

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) determinou o confinamento obrigatório de aves domésticas nas 95 zonas consideradas de alto risco para a gripe aviária, distribuídas por 14 distritos, entre os quais Viana do Castelo. A medida, que entrou em vigor esta semana, surge após a autoridade veterinária elevar o nível de alerta devido ao risco acrescido de disseminação do vírus.

Nacional 14 Novembro, 2025

Viana do Castelo lança programa inovador para cuidadores informais

Viana do Castelo marcou presença nas V Jornadas de Investigação da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, na Universidade dos Açores, com a apresentação do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI).

Regional 14 Novembro, 2025

Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC celebra 24 anos

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) assinalou na terça-feira o seu 24.º aniversário, numa cerimónia em Valença marcada por reconhecimento, ambição e aposta no futuro.

Regional 14 Novembro, 2025

Comédia de humor negro “Um Tiro no Pé” chega a Monção

Monção vai receber, este sábado 15 de novembro, às 21:30h, a peça “Um Tiro no Pé”, uma adaptação irreverente inspirada na obra de Jaime Salazar Sampaio, um dos grandes nomes do teatro do absurdo em Portugal.