A candidatura da Iniciativa Liberal em Viana do Castelo conseguiu atingir a meta traçada para as Eleições Legislativas do passado domingo, ou seja, passar a ser a 4º força política do distrito, à frente do BE e da CDU.
De acordo com os dados do escrutínio, o círculo eleitoral de Viana do Castelo foi, em termos nacionais, o segundo a registar um maior crescimento da IL com mais 40% de votos que, tendo em conta a descida da abstenção, se traduzem num crescimento real de 27%.
Em nota enviada à Viana TV a Iniciativa Liberal de Viana do Castelo afirma que “Este crescimento é resultado da tomada de consciência de que o liberalismo resulta e faz falta, não só ao país, mas ao Alto Minho em particular, um distrito de litoral que não consegue libertar-se dos indicadores de interioridade.
Na mesma nota, a IL diz ser “resulta também do sangue novo que a IL vem introduzindo no cenário político, sem vícios, desligada de carreirismos políticos e com vontade de mudar o paradigma da região.
E foi por isso que, ao longo da campanha, marcamos sempre presença: na rua, nos debates, nas empresas, nas associações e instituições locais, com a sociedade civil, com as escolas, com todos aqueles que quiseram ouvir-nos e ser ouvidos.
Face a estes resultados animadores, só podemos agradecer a todos os que acreditaram em nós, deixando desde já a garantia de que vamos continuar a espalhar as sementes do liberalismo por todo o Alto Minho”.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.