Logo
Regional

IKFEM Festival Tui-Valença está de volta em julho

3 Junho, 2024 | 11:43
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

De 17 a 21 de julho, as margens do Rio Minho voltam a acolher o IKFEM Festival Tui-Valença. A 12ª edição promete concertos únicos que cruzam a cultura e a mestria dos músicos portugueses e espanhóis, sem esquecer a história e o património.

Ao longo de cinco dias, as Cortinas de São Francisco na Fortaleza de Valença, a Igreja de São Domingo e a Alameda de Santo Domingo, em Tui, vão ser palco de apresentações exclusivas dos melhores representantes da cultura ibérica da atualidade.

Do jazz ao pop, da sinfónica ao tradicional, a programação do IKFEM conta ainda com a criação de uma Orquestra Sinfónica da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, com músicos dos 26 municípios que rodeiam o Rio Minho.

A Ponte Internacional voltará a receber o melhor das duas margens, dia 20 de julho, numa mostra enograstronómica e criativa aberta a todos.

No passado dia 30 de maio, o Festival foi apresentado na Cidade da Cultura, em Santiago de Compostela, pela diretora e fundadora do Festival, Andrea González.

A apresentação contou com a presença de José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença; do conselleiro de Cultura, Lingua e Xuventude de la Xunta de Galicia, José López; do deputado da Diputación de Pontevedra, Javier Tours Romero, do alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro; do consejero del Ministerio de Cultura, Sergio Vidal Álvarez; da responsável territorial Galicia de la Fundación “la Caixa” – BPI, Susan Santos; e do subdirector da AECT Galicia-Norte de Portugal, Xosé Lago.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 28 Janeiro, 2026

Átoa encerram mês em Paredes de Coura com concerto acústico

Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.

Internacional 28 Janeiro, 2026

Cerveira e Tomiño avançam com Eurocidade Inteligente e projetos inovadores

Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.

Regional 28 Janeiro, 2026

Nova direção da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse para mandato de três anos

A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Morreu Fernando Mamede, lenda do atletismo nacional

Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos. 

Nacional 28 Janeiro, 2026

Quercus alerta para pressão política sobre o ICNF e defende autonomia técnica

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Tempestade Kristin provoca duas mortes e deixa milhares sem eletricidade

O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.