De 17 a 21 de julho, as margens do Rio Minho voltam a acolher o IKFEM Festival Tui-Valença. A 12ª edição promete concertos únicos que cruzam a cultura e a mestria dos músicos portugueses e espanhóis, sem esquecer a história e o património.
Ao longo de cinco dias, as Cortinas de São Francisco na Fortaleza de Valença, a Igreja de São Domingo e a Alameda de Santo Domingo, em Tui, vão ser palco de apresentações exclusivas dos melhores representantes da cultura ibérica da atualidade.
Do jazz ao pop, da sinfónica ao tradicional, a programação do IKFEM conta ainda com a criação de uma Orquestra Sinfónica da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, com músicos dos 26 municípios que rodeiam o Rio Minho.
A Ponte Internacional voltará a receber o melhor das duas margens, dia 20 de julho, numa mostra enograstronómica e criativa aberta a todos.
No passado dia 30 de maio, o Festival foi apresentado na Cidade da Cultura, em Santiago de Compostela, pela diretora e fundadora do Festival, Andrea González.
A apresentação contou com a presença de José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença; do conselleiro de Cultura, Lingua e Xuventude de la Xunta de Galicia, José López; do deputado da Diputación de Pontevedra, Javier Tours Romero, do alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro; do consejero del Ministerio de Cultura, Sergio Vidal Álvarez; da responsável territorial Galicia de la Fundación “la Caixa” – BPI, Susan Santos; e do subdirector da AECT Galicia-Norte de Portugal, Xosé Lago.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.