A Escola Desportiva de Viana e a XLife events em parceria com o município de Viana do Castelo, apresentam o III Triatlo de Viana do Castelo, pontuável para o Desafio Triatlo Norte.A prova acontece este domingo, dia 9, às 08h00 e há alterações no trânsito.
Devido ao funcionamento da prova e respetiva segurança, existem alterações no trânsito, com corte de trânsito das 07h00 às 13h00 nas seguintes vias:
• Alameda 5 deOutubro (faixa sul);
• Rua de Limia;
• Praça da Galiza;
• Estrada da Papanata (entre aPraça da Galiza e a rotunda junto ao McDrive sentido ponte/nascente);
• Acesso à A28 (faixa sul, sentido Viana-A28);
• Praça do Eixo Atlântico (faixa sul, nascente)
• Alameda JoãoAlves Cerqueira (faixa sul);
• Avenida do Campo do Castelo (faixa poente);
• Avenida dos Estaleiros Navais;
• Avenida do Atlântico;
• Avenida da Angola.
Todas as vias que coincidam para os arruamentos anteriormente mencionados estarão, consequentemente, cortadas ao trânsito no período em que decorrerá o evento ou até ordem em contrário das forças de segurança competentes.
A receção dos atletas é feita entre a 6h30 e as 7h30 (secretariado) e das 6h40 às 7h40 é realizada a verificação técnica de material, bem como a colocação do mesmo no PT.
Só participarão atletas que se encontrem devidamente equipados.
As buzinas do arranque tocam às 8h00, para o percurso de Natação, realizado em uma volta de 1,5 quilometros, seguido da prova de ciclismo de 40 quilometros, maioritariamente feito em estrada, realizada em quatro voltas.
A exibição termina com a prova de atletismo de duas voltas, junto ao Rio Lima, de 10 quilometros.
Os atletas tem até às 13h00 para concluir a prova, sendo que a hora estimada para a chegada do vencedor absoluto do Triatlo Olímpico de Viana é por volta das 10h00.
Segundo as informações publicadas dos atletas confirmados para a prova são mais de 200 inscritos em todas as categorias.
A entrega de prémios é feita às 12h00.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.