A Escola Desportiva de Viana e a XLife events em parceria com o município de Viana do Castelo, apresentam o III Triatlo de Viana do Castelo, pontuável para o Desafio Triatlo Norte.A prova acontece este domingo, dia 9, às 08h00 e há alterações no trânsito.
Devido ao funcionamento da prova e respetiva segurança, existem alterações no trânsito, com corte de trânsito das 07h00 às 13h00 nas seguintes vias:
• Alameda 5 deOutubro (faixa sul);
• Rua de Limia;
• Praça da Galiza;
• Estrada da Papanata (entre aPraça da Galiza e a rotunda junto ao McDrive sentido ponte/nascente);
• Acesso à A28 (faixa sul, sentido Viana-A28);
• Praça do Eixo Atlântico (faixa sul, nascente)
• Alameda JoãoAlves Cerqueira (faixa sul);
• Avenida do Campo do Castelo (faixa poente);
• Avenida dos Estaleiros Navais;
• Avenida do Atlântico;
• Avenida da Angola.
Todas as vias que coincidam para os arruamentos anteriormente mencionados estarão, consequentemente, cortadas ao trânsito no período em que decorrerá o evento ou até ordem em contrário das forças de segurança competentes.
A receção dos atletas é feita entre a 6h30 e as 7h30 (secretariado) e das 6h40 às 7h40 é realizada a verificação técnica de material, bem como a colocação do mesmo no PT.
Só participarão atletas que se encontrem devidamente equipados.
As buzinas do arranque tocam às 8h00, para o percurso de Natação, realizado em uma volta de 1,5 quilometros, seguido da prova de ciclismo de 40 quilometros, maioritariamente feito em estrada, realizada em quatro voltas.
A exibição termina com a prova de atletismo de duas voltas, junto ao Rio Lima, de 10 quilometros.
Os atletas tem até às 13h00 para concluir a prova, sendo que a hora estimada para a chegada do vencedor absoluto do Triatlo Olímpico de Viana é por volta das 10h00.
Segundo as informações publicadas dos atletas confirmados para a prova são mais de 200 inscritos em todas as categorias.
A entrega de prémios é feita às 12h00.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.