O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, dias 10 e 11 de setembro, o III Torneio Internacional de Basquetebol Cidade de Viana do Castelo, num evento de entrada gratuita.
O torneio arranca no sábado, dia 10, com jogo de apresentação com Clube de Basquete de Viana vs CD Póvoa B, pelas 15h00. Às 18h00, o FC Porto defronta o Club Ourense Baloncesto. Nessa noite, pelas 21h30, o desafio confronta SL Benfica vs CD Póvoa.
Domingo, 11 de setembro, às 15h00, jogo de apuramento dos 3.º e 4.º classificados e, às 18h00, joga-se a grande final.

O Torneio Internacional de Basquetebol Cidade de Viana do Castelo é uma organização do Clube de Basquete de Viana e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Em conferência de imprensa de apresentação do torneio, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que este é “um excelente torneio” que foi “interrompido” em contexto de pandemia, “numa altura em que se estava a robustecer”.
“Este é um daqueles torneios que vale a pena apoiar e sedimentar”, considerou, elogiando a “resiliência” do Clube de Basquete de Viana nos últimos dois anos. “Queremos que este seja um verdadeiro torneio de pré-época não só a nível local, mas também nacional”, frisou.
O Presidente do Clube de Basquete de Viana, Vítor Viana, realçou a qualidade do evento, destacando a presença do Ourense, “uma equipa espanhola muito boa” e afirmando que estão já a programar um torneio “ainda melhor” para 2023, ano em que Viana do Castelo ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto.
Já o vice-presidente, Paulo Torre, destacou o facto de este torneio internacional contar “com a colaboração de equipas nacionais de renome, como o S. L. Benfica e o F. C. Porto, que participam sempre”, assegurando que as equipas espanholas também têm aderido sempre e “garantem a qualidade” do evento.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.