O II Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho, organizado pelo Município de Ponte de Lima em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, afirmou-se no contexto nacional e internacional no debate do papel da enogastronomia e do setor agroalimentar no desenvolvimento dos territórios.
O evento contou com a presença de oradores nacionais e estrangeiros, oriundos da Irlanda, Suécia, França e Espanha, afiliados a importantes instituições do sector da gastronomia, com reconhecido mérito internacional, como é o caso do Institut Paul Bocuse e do Basque Culinary Center Innovation.
As intervenções dos vários intervenientes suscitaram o debate entre a mais de meia centena de participantes inscritos o que demonstra o crescente interesse por essas temáticas.
![]()
Durante a estadia por Ponte de Lima, os oradores tiveram a oportunidade de visitar produtores de produtos endógenos e de raça bovina autóctone e de conhecer o processo desde a origem até à transformação da matéria prima e ao consumo.
A partir da partilha de conhecimento científico e de boas práticas, este evento pretende contribuir para a afirmação do Alto Minho e de Ponte de Lima, em particular, como destino enogastronómico de excelência, bem como incentivar a restauração e demais parceiros económicos do território a contribuir para o alavancar de uma economia circular com vista à diminuição da pegada ecológica através de uma maior utilização de produtos endógenos e do respeito pela sazonalidade dos produtos.
O encerramento do II Simpósio Internacional de Gastronomia contou a presença do Ministro da Agricultura e das Pescas, José Manuel Fernandes.
![]()
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.