O II Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho, organizado pelo Município de Ponte de Lima em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, afirmou-se no contexto nacional e internacional no debate do papel da enogastronomia e do setor agroalimentar no desenvolvimento dos territórios.
O evento contou com a presença de oradores nacionais e estrangeiros, oriundos da Irlanda, Suécia, França e Espanha, afiliados a importantes instituições do sector da gastronomia, com reconhecido mérito internacional, como é o caso do Institut Paul Bocuse e do Basque Culinary Center Innovation.
As intervenções dos vários intervenientes suscitaram o debate entre a mais de meia centena de participantes inscritos o que demonstra o crescente interesse por essas temáticas.
![]()
Durante a estadia por Ponte de Lima, os oradores tiveram a oportunidade de visitar produtores de produtos endógenos e de raça bovina autóctone e de conhecer o processo desde a origem até à transformação da matéria prima e ao consumo.
A partir da partilha de conhecimento científico e de boas práticas, este evento pretende contribuir para a afirmação do Alto Minho e de Ponte de Lima, em particular, como destino enogastronómico de excelência, bem como incentivar a restauração e demais parceiros económicos do território a contribuir para o alavancar de uma economia circular com vista à diminuição da pegada ecológica através de uma maior utilização de produtos endógenos e do respeito pela sazonalidade dos produtos.
O encerramento do II Simpósio Internacional de Gastronomia contou a presença do Ministro da Agricultura e das Pescas, José Manuel Fernandes.
![]()
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.