O II Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho, organizado pelo Município de Ponte de Lima em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, afirmou-se no contexto nacional e internacional no debate do papel da enogastronomia e do setor agroalimentar no desenvolvimento dos territórios.
O evento contou com a presença de oradores nacionais e estrangeiros, oriundos da Irlanda, Suécia, França e Espanha, afiliados a importantes instituições do sector da gastronomia, com reconhecido mérito internacional, como é o caso do Institut Paul Bocuse e do Basque Culinary Center Innovation.
As intervenções dos vários intervenientes suscitaram o debate entre a mais de meia centena de participantes inscritos o que demonstra o crescente interesse por essas temáticas.
![]()
Durante a estadia por Ponte de Lima, os oradores tiveram a oportunidade de visitar produtores de produtos endógenos e de raça bovina autóctone e de conhecer o processo desde a origem até à transformação da matéria prima e ao consumo.
A partir da partilha de conhecimento científico e de boas práticas, este evento pretende contribuir para a afirmação do Alto Minho e de Ponte de Lima, em particular, como destino enogastronómico de excelência, bem como incentivar a restauração e demais parceiros económicos do território a contribuir para o alavancar de uma economia circular com vista à diminuição da pegada ecológica através de uma maior utilização de produtos endógenos e do respeito pela sazonalidade dos produtos.
O encerramento do II Simpósio Internacional de Gastronomia contou a presença do Ministro da Agricultura e das Pescas, José Manuel Fernandes.
![]()
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.