A Casa do Conhecimento, em Paredes de Coura, prepara-se para acolher, a 11 de março, o segundo fórum do mundo rural. Este ano, com o tema "ruralidade, nome feminino", o fórum será dedicado às mulheres que escolhem viver e trabalhar para o mundo rural.
Esta é mais uma iniciativa do Laboratório Rural de Paredes de Coura que pretende criar com o fórum um lugar privilegiado de debate e discussão de ideias sobre os desafios, ameaças e oportunidades que a ruralidade enfrenta.
Em 2023 o Fórum será dedicado às mulheres que escolhem viver e trabalhar no mundo rural ou para o mundo rural, bem como à agricultura familiar, “pelo papel fundamental que desempenham na manutenção das comunidades rurais, das atividades agrícolas, na promoção de sistemas alimentares mais justos e mais sustentáveis e na preservação de patrimónios culturais e naturais dos territórios”, explicou a organização.
Assim, durante uma tarde, o evento proporcionará um painel de mulheres que partilharão a sua experiência de vida, “contribuindo assim para promover o reconhecimento das mulheres do mundo rural e para no feminino”.
A Casa do Conhecimento tem uma lotação máxima de 50 pessoas, que serão admitidos por ordem de chegada. O evento é gratuito.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu o aumento do rendimento dos agricultores, como uma das prioridades do Governo, na sua intervenção na 44ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que decorreu em Roma, em Itália.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.