A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, a 8 de fevereiro, a segunda edição da Eco Maratona de Montedor. Uma iniciativa desenvolvida para o voluntariado ambiental que, em simultâneo, estimula o espírito competitivo dos participantes enquanto promove o controlo de espécies exóticas invasoras no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor.
A II EcoMaratona de Montedor tem como objetivo a sensibilização dos participantes, alunos e público em geral, para a salvaguarda do Património Natural Local através do controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras e da recuperação dos ecossistemas naturais.
Também são objetivos desta ação, o reforço da importância das espécies autóctones, que devem predominar no território, o aumento do conhecimento sobre as espécies invasoras, estimulando ainda a participação ativa da comunidade para o registo das espécies na plataforma “BioRegisto” e sensibilizando para as alterações climáticas.
A concentração está marcada para 9h00, e a partida será às 9h30. A entrega de prémios aos três primeiros classificados será às 11h30.
A atividade será orientada pelos técnicos da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço.
Os participantes serão divididos em grupos para, no menor tempo possível, arrancarem as invasoras instaladas em áreas previamente delimitadas e procederem à rearborização dessas mesmas áreas com
espécies autóctones.

A II EcoMaratona de Montedor é uma ação inserida no plano de atividades elaborado pelo aspirante Geoparque Viana do Castelo no âmbito do “Biénio para a Ação Climática nos Geoparques Portugueses 2022/2023”, que pretende, na esfera das competências dos Geoparques Mundiais da UNESCO, incorporar medidas e contribuir para a implementação de estratégias de desenvolvimento territorial sustentáveis, de forma a minimizar os problemas e os desafios identificados com relação às alterações climáticas nos diferentes territórios geoparque e aspirantes. Esta ação contribui também para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima e 15 –Vida Terrestre.
A participação na II EcoMaratona é gratuita e aberta a todos os cidadãos que pretendam associar-se a esta iniciativa de voluntariado ambiental. As vagas são limitadas, sendo necessário efetuar inscrição prévia em formulário próprio.
Para mais informações: gaccm@cm-viana-castelo.pt
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.