O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.
Esta iniciativa tem como primordial propósito a salvaguarda, valorização e divulgação do património organístico de Ponte de Lima. De salientar que a aposta na integração de um Ciclo de Concertos de Órgão na programação cultural do Município de Ponte de Lima qualifica e diversifica claramente a oferta cultural, criando sinergias e vontades de diferentes instituições em torno da promoção do património organístico limiano.
A Igreja da Queijada acolhe o concerto de arranque do II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, no dia 26 de maio (domingo), intitulado Em Forma de Pêra, por Tadeu Filipe no órgão e David Rodrigues no bandolim. Os próximos concertos decorrem, no mês de junho, com a seguinte calendarização: Tradições Musicais Europeias, na Igreja do Mosteiro de Refoios, por António Duarte no órgão, no dia 2 de junho (domingo); a Arte da Improvisação, na Igreja da Correlhã, por Samuel Pinto no órgão, no dia 9 de junho (domingo); Explorando o Órgão Expressivo, na Igreja de Freixo, por João Santos no harmónio, no dia 16 de junho (domingo); Entre Flautados e Palhetas, na Igreja de Calheiros, por Liliana Sophia no órgão e Rodrigo Sarabando no oboé, no dia 23 de junho (domingo) e o Concerto de encerramento do II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, O Tesouro Ibérico, na Igreja Matriz de Ponte de Lima, por Ángel Montero Herrero no órgão, no dia 30 de junho (domingo). Todos os concertos decorrem às 17h00 e têm a duração aproximada de 50 minutos.
O Município de Ponte de Lima convida todos os interessados à participação nos Concertos que se realizam, de forma descentralizada, pelo concelho de Ponte de Lima. Todos os espetáculos são gratuitos e de lotação limitada ao espaço.
Já se encontram em Viana do Castelo os dois primeiros autocarros 100% elétricos que vão integrar o novo sistema de transportes urbanos TuViana, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Trata-se de dois mini-autocarros que vão operar nos circuitos do centro histórico, periferia da cidade e freguesia de Darque.
A banda portuguesa D.A.M.A acaba de lançar “Rio do Esquecimento”, um tema que cruza o universo pop com as raízes culturais do Minho e presta uma sentida homenagem a Ponte de Lima. Inspirados pela história, pelas festas e pelas gentes da vila mais antiga de Portugal, os músicos mergulham na tradição para criar uma canção que marca o arranque do seu próximo projeto discográfico: Canções Portuguesas Bonitas Vol. II.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será palco de uma noite memorável com o regresso de uma das duplas mais acarinhadas do humor nacional: Quim Roscas & Zeca Estacionâncio. O espetáculo está marcado para sábado, dia 15 de novembro, às 21h30, prometendo muitas gargalhadas e momentos inesquecíveis.
O Cine Teatro João Verde recebe, no próximo dia 24 de outubro, pelas 21h30, mais uma sessão do espetáculo “Conta-me Histórias”, que desta vez terá como convidada especial a reconhecida cantora portuguesa Marisa Liz.
A proposta, de Johnny dos Passos, um designer de Viana do Castelo, para a construção de uma piscina artificial com água salgada na praia Norte está a ganhar cada vez mais atenção e apoio da comunidade, tornando-se um verdadeiro fenómeno nas redes sociais.
A GNR recuperou artigos em ouro avaliados em 6.500 euros, furtados de uma residência em Celeirós, Braga, tendo constituído arguida uma mulher de 42 anos, residente em Ponte de Lima.
A freguesia de Ganfei, em Valença, prepara-se para receber mais uma edição da Noite Branca do Santo, este sábado, 13 de setembro, numa celebração que promete música, dança, arte e sabores tradicionais, num ambiente totalmente vestido de branco.