O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.
Esta iniciativa tem como primordial propósito a salvaguarda, valorização e divulgação do património organístico de Ponte de Lima. De salientar que a aposta na integração de um Ciclo de Concertos de Órgão na programação cultural do Município de Ponte de Lima qualifica e diversifica claramente a oferta cultural, criando sinergias e vontades de diferentes instituições em torno da promoção do património organístico limiano.
A Igreja da Queijada acolhe o concerto de arranque do II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, no dia 26 de maio (domingo), intitulado Em Forma de Pêra, por Tadeu Filipe no órgão e David Rodrigues no bandolim. Os próximos concertos decorrem, no mês de junho, com a seguinte calendarização: Tradições Musicais Europeias, na Igreja do Mosteiro de Refoios, por António Duarte no órgão, no dia 2 de junho (domingo); a Arte da Improvisação, na Igreja da Correlhã, por Samuel Pinto no órgão, no dia 9 de junho (domingo); Explorando o Órgão Expressivo, na Igreja de Freixo, por João Santos no harmónio, no dia 16 de junho (domingo); Entre Flautados e Palhetas, na Igreja de Calheiros, por Liliana Sophia no órgão e Rodrigo Sarabando no oboé, no dia 23 de junho (domingo) e o Concerto de encerramento do II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, O Tesouro Ibérico, na Igreja Matriz de Ponte de Lima, por Ángel Montero Herrero no órgão, no dia 30 de junho (domingo). Todos os concertos decorrem às 17h00 e têm a duração aproximada de 50 minutos.
O Município de Ponte de Lima convida todos os interessados à participação nos Concertos que se realizam, de forma descentralizada, pelo concelho de Ponte de Lima. Todos os espetáculos são gratuitos e de lotação limitada ao espaço.

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.