Logo
Regional

Hospital de Viana do Castelo com nova urgência pediátrica até 2028

7 Dezembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) estimou dotar o hospital de Viana do Castelo de uma nova urgência pediátrica até 2028, num investimento orçado em cerca de dois milhões de euros.

João Porfírio Oliveira, que falava aos jornalistas durante uma visita às instalações transitórias daquele serviço, adiantou que até final deste ano será lançado o concurso público para a elaboração do projeto de arquitetura das obras de remodelação das urgências pediátrica e de adultos, num investimento total de cerca de cinco milhões de euros.

A urgência pediátrica do hospital de Santa Luzia, que funciona há 15 anos em contentores “degradados e acanhados” e que atende 56 crianças por dia, mudou-se na quarta-feira para novos contentores, mas “com mais conforto e segurança” para utentes e profissionais de saúde, até que seja concluída a requalificação da urgência.

“Esta fase é necessária, obrigatória, mas é transitória para conseguirmos intervir na área definitiva, onde vai ficar a urgência de adultos, completamente renovada, mas também a urgência pediátrica, garantindo a separação entre o atendimento pediátrico e de adultos”, sublinhou João Porfírio Oliveira.

O responsável referiu que a obra de requalificação da urgência tem de ser “rápida”, mas “bem pensada, bem estrutura e projetada”.

“Só pode ser uma situação transitória, caso contrário entramos no desgaste dos profissionais. Já temos essa experiência de outros hospitais. Temos mesmo de garantir que seja uma obra rápida, que perdure no tempo”, frisou.

Segundo João Porfírio Oliveira, nalguns serviços as instalações do hospital de Santa Luzia são “as de origem” daquela unidade que entrou em funcionamento na década de 80 do século passado.

“É obrigatório criar melhores condições de trabalho para os profissionais e de segurança para os utentes”, referiu.

A diretora do serviço de urgência, Soraia Oliveira, sublinhou que as instalações em funcionamento desde quarta-feira estão interligadas com todas as áreas da urgência pediátrica, garantem um “circuito autónomo” de atendimento das crianças.

“É um projeto provisório, mas que garante todas as condições. Tem três consultórios médicos, uma sala polivalente de tratamentos onde os colegas de ortopedia e cirurgia geral podem realizar os procedimentos. Ou seja, não é a criança que vai ao médico, é o médico que vem até à criança”, destacou.

Os novos contentores dispõem ainda de “sala de estabilização para situações mais complexas e críticas e de isolamento, o que não existia nas instalações anteriores”.

“É uma recomendação do Ministério da Saúde que a ULSAM põe em prática. Com estas mais-valias estamos a dignificar as crianças, a dar-lhes mais conforto e segurança. Não estamos a pôr as crianças no meio dos adultos, como acontecia até agora”, sublinhou.

Além dos utentes, Soraia Oliveira realçou que os profissionais de saúde estão “muitos satisfeitos” com as atuais, “o que não acontecia nos contentores anteriores, de menor dimensão e bastante degradados”.

A responsável acrescentou que o novo espaço permitiu separar o sistema de triagem, até agora conjunto de crianças e adultos, estimando uma redução do tempo de espera.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 10 Dezembro, 2025

Benfica impõe-se ao campeão italiano e relança ambições na Liga dos Campeões

O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Liga Feminina de Futsal regressa a Viana do Castelo após longa paragem para o Mundial

Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Réplicas icónicas do Porto em LEGO® viajam de Paredes de Coura para exposição no WOW Porto

Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe centenas de autarcas no Congresso da ANMP

Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entre os municípios que recebem imóveis devolutos do Estado para requalificação

O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas até sábado

A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Ponte de Lima brilha nos Prémios Património Ibérico 2025

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.