Logo
Regional

Hospital de Viana do Castelo com nova urgência pediátrica até 2028

7 Dezembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) estimou dotar o hospital de Viana do Castelo de uma nova urgência pediátrica até 2028, num investimento orçado em cerca de dois milhões de euros.

João Porfírio Oliveira, que falava aos jornalistas durante uma visita às instalações transitórias daquele serviço, adiantou que até final deste ano será lançado o concurso público para a elaboração do projeto de arquitetura das obras de remodelação das urgências pediátrica e de adultos, num investimento total de cerca de cinco milhões de euros.

A urgência pediátrica do hospital de Santa Luzia, que funciona há 15 anos em contentores “degradados e acanhados” e que atende 56 crianças por dia, mudou-se na quarta-feira para novos contentores, mas “com mais conforto e segurança” para utentes e profissionais de saúde, até que seja concluída a requalificação da urgência.

“Esta fase é necessária, obrigatória, mas é transitória para conseguirmos intervir na área definitiva, onde vai ficar a urgência de adultos, completamente renovada, mas também a urgência pediátrica, garantindo a separação entre o atendimento pediátrico e de adultos”, sublinhou João Porfírio Oliveira.

O responsável referiu que a obra de requalificação da urgência tem de ser “rápida”, mas “bem pensada, bem estrutura e projetada”.

“Só pode ser uma situação transitória, caso contrário entramos no desgaste dos profissionais. Já temos essa experiência de outros hospitais. Temos mesmo de garantir que seja uma obra rápida, que perdure no tempo”, frisou.

Segundo João Porfírio Oliveira, nalguns serviços as instalações do hospital de Santa Luzia são “as de origem” daquela unidade que entrou em funcionamento na década de 80 do século passado.

“É obrigatório criar melhores condições de trabalho para os profissionais e de segurança para os utentes”, referiu.

A diretora do serviço de urgência, Soraia Oliveira, sublinhou que as instalações em funcionamento desde quarta-feira estão interligadas com todas as áreas da urgência pediátrica, garantem um “circuito autónomo” de atendimento das crianças.

“É um projeto provisório, mas que garante todas as condições. Tem três consultórios médicos, uma sala polivalente de tratamentos onde os colegas de ortopedia e cirurgia geral podem realizar os procedimentos. Ou seja, não é a criança que vai ao médico, é o médico que vem até à criança”, destacou.

Os novos contentores dispõem ainda de “sala de estabilização para situações mais complexas e críticas e de isolamento, o que não existia nas instalações anteriores”.

“É uma recomendação do Ministério da Saúde que a ULSAM põe em prática. Com estas mais-valias estamos a dignificar as crianças, a dar-lhes mais conforto e segurança. Não estamos a pôr as crianças no meio dos adultos, como acontecia até agora”, sublinhou.

Além dos utentes, Soraia Oliveira realçou que os profissionais de saúde estão “muitos satisfeitos” com as atuais, “o que não acontecia nos contentores anteriores, de menor dimensão e bastante degradados”.

A responsável acrescentou que o novo espaço permitiu separar o sistema de triagem, até agora conjunto de crianças e adultos, estimando uma redução do tempo de espera.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Távora escorrega mas mantém liderança da 2ª Divisão Distrital

A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.

Regional 30 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura mural comunitário contra a violência de género

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.

Regional 30 Novembro, 2025

Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima arranca com “Jardins de Sonho”

O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.

Desporto 30 Novembro, 2025

Campeonato de Portugal: SC Vianense regressa às vitórias diante do Ribeira Brava

Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.

Desporto 30 Novembro, 2025

Juventude Viana confirma superioridade e elimina Biblioteca da Taça de Portugal

A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.

Regional 30 Novembro, 2025

VianaFestas celebrar 10 anos de “Somos Todos Romaria” com workshop de filigrana

A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.