A Hora do Planeta, uma campanha ambiental que consiste em desligar as luzes durante uma hora, apela este ano ao público a dedicar 60 minutos, este sábado, 23 de março, a fazer "algo positivo" pelo Planeta.
A campanha promovida pela organização internacional WWF – World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza) assinala-se a 23 de março em todo o mundo, entre as 20:30 e as 21:30 locais, e tem levado cidadãos, empresas, municípios e organizações de todo o mundo a desligar luzes e aparelhos eletrónicos não-essenciais, visando um planeta mais sustentável.
A iniciativa nasceu 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora, como um momento simbólico de reflexão e sensibilização para a necessidade da proteção do planeta e de reduzir o impacto da sua atividade no ambiente.
“Desliga-te e dedica uma hora para ao planeta. No dia 23 de março, dedica 60 minutos a fazer algo positivo pelo nosso planeta. É assim tão simples”, escreve a WWF Portugal na sua página da Internet.
A organização não-governamental dá exemplos de ações positivas: “Seja a recolher lixo num parque, preparar o jantar com ingredientes sustentáveis, plantar uma árvore ou reunir os teus amigos para um evento da Hora do Planeta, qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode participar da maior Hora pelo Planeta”.
Algumas autarquias também costumam participar com o tradicional desligar de luzes de ruas, monumentos e edifícios públicos, ou organizando atividades ambientais, como workshops eco-friendly, jantares comunitários sustentáveis ou passeios de bicicleta.
Além dos municípios e de pessoas a título particular, também empresas e organizações contribuem de diferentes formas para a Hora do Planeta.
O Fórum Algarve anunciou que vai associar-se à Hora do Planeta, desligando parcialmente a iluminação do centro comercial, entre as 20:30 e as 21:30 de sábado, “salvaguardando sempre a segurança e o conforto dos seus visitantes e do espaço”.
O recinto do santuário de Nossa Senhora da Agonia, na cidade de Viana do Castelo, encheu-se de cor, na manhã de domingo, para a tradicional Celebração Eucarística de Bênção das Pastas. A Eucaristia, que pela primeira vez foi presidida por D. João Lavrador, congregou largas centenas de estudantes, acompanhados por familiares, amigos, professores e diretores das diferentes escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Decorreram, no sábado, as provas do Campeonato de Portugal Open de Ciclismo ANDDI, integrado nos VI Jogos ANDDI Portugal – Matosinhos 2025, com apoio de Matosinhos Cidade Europeia do Desporto 2025.
Sob o mote "Territórios sem Fronteira – Trabalhar na Margem", a XI EDUCARTE - Educação Através da Arte desafia, mais uma vez, a comunidade escolar do concelho de Vila Nova de Cerveira a mergulhar no universo da criação artística, homenageando o Mestre José Rodrigues com a replicação de peças escultóricas coletivas.
O secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, anunciou este domingo, após a derrota nas legislativas de 2025, a convocação de eleições internas para a liderança do partido e garantiu que não será recandidato.
Ponte da Barca volta a afirmar-se como ponto de encontro privilegiado entre leitores, escritores e amantes da cultura, com a realização da XXXI Feira do Livro, que decorre entre os dias 21 e 25 de maio, na Praça da República. Ao longo de cinco dias, o centro da vila será palco de livros, ideias e emoções, com uma programação que cruza apresentações de obras, teatro, poesia, música, yoga e, claro, a presença de autores do panorama literário português.
A AD – Coligação PSD/CDS venceu no distrito de Viana do Castelo nas eleições legislativas deste domingo, com 39,57% dos votos e três deputados eleitos, quando estão apuradas as 208 freguesias.
O Centro Social e Cultural da Paróquia de Cardielos promove o evento “Noivas no Centro Social de Cardielos”, a realizar no próximo dia 17 de junho de 2025, pelas 14h00 nas suas instalações.