O LETHES – Festival de Tunas Cidade Viana do Castelo está de regresso para a sua 22ª edição no próximo dia 1 de junho. André Coelho, Presidente da Direção da Hinoportuna – Tuna Académica de Viana do Castelo, diz que "esta edição irá realizar-se num contexto muito especial para a tuna, nestes 31 anos de existência do grupo".
Na primeira noite do festival, no dia 31 de maio às 21h30, haverá a tradicional Serenata na Sé Catedral de Viana do Castelo, sendo um momento de apresentação das tunas à cidade de Viana do Castelo e com entrada gratuita.
Esta edição do LETHES tem um cariz especial para os Hinoportunos, uma vez que pretende homenagear André Simão Oliveira e João Tiago Matos, elementos da Hinoportuna que recentemente faleceram.
Assim, André Coelho explica que o grande espetáculo que se vai realizar no Teatro Sá de Miranda, no dia 1 de junho, vai ser dedicado a eles e às suas famílias.
A Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, a TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, a TUM – Tuna Universitária do Minho e a TUP – Tuna Universitária do Porto vão ser os grupos que estarão a concurso.
O público terá ainda a oportunidade de apreciar a TVVC – Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, como tuna convidada extraconcurso, e, como não podia deixar de ser, a Hinoportuna – Tuna Académica de Viana do Castelo, tuna organizadora do festival.
Tradicionalmente os bilhetes para o Teatro Sá de Miranda esgotam alguns dias antes, pelo que a Hinoportuna aconselha os espetadores a garantirem o seu ingresso atempadamente, nos locais habituais e em hinoportuna.bol.pt.

Viana do Castelo recebeu esta semana parceiros internacionais do projeto Brestfr, vindos de Brescia (Itália) e Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), numa masterclass dedicada à sustentabilidade e inovação, realizada a bordo do icónico Navio Gil Eannes.
O tradicional Entrudo Sopeiro volta a marcar o programa de Carnaval em Alto Minho, reunindo a população de todas as freguesias de Paredes de Coura numa celebração que alia gastronomia, convívio e animação cultural.
Ponte de Lima deu na sexta-feira, 13 de fevereiro, um passo importante para o fortalecimento do seu ecossistema empreendedor. O Município e a Startup Portugal, entidade nacional de promoção do empreendedorismo, assinaram um Memorando de Entendimento que estabelece uma parceria estratégica para apoiar startups e scaleups sediadas no concelho.
O Grupo de Voluntariado do Município de Vila Nova de Cerveira – “Grupo De Mãos Dadas” entregou recentemente uma cadeira auto aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, destinada a garantir o transporte seguro de crianças. A aquisição foi possível graças às verbas angariadas em iniciativas solidárias promovidas pelo próprio grupo.
Segundo informação apurada pela Viana TV, a Comissão de Festas da romaria de Nossa Senhora da Agonia, a maior do país, realizada anualmente em agosto em Viana do Castelo, registou recentemente uma alteração na sua liderança.
O núcleo local da Refood de Viana do Castelo organiza, no próximo dia 28 de fevereiro, um jantar solidário no Salão da Junta de Freguesia de Outeiro, a partir das 20h00, para celebrar o nono aniversário da instituição na cidade.
Valença recebeu o workshop “Diálogos que Transformam: Práticas Colaborativas e Humanizadas no Diagnóstico e Intervenção Social”, que reuniu mais de três dezenas de técnicos e profissionais da área social de diversos concelhos do Alto Minho.