O LETHES – Festival de Tunas Cidade Viana do Castelo está de regresso para a sua 22ª edição no próximo dia 1 de junho. André Coelho, Presidente da Direção da Hinoportuna – Tuna Académica de Viana do Castelo, diz que "esta edição irá realizar-se num contexto muito especial para a tuna, nestes 31 anos de existência do grupo".
Na primeira noite do festival, no dia 31 de maio às 21h30, haverá a tradicional Serenata na Sé Catedral de Viana do Castelo, sendo um momento de apresentação das tunas à cidade de Viana do Castelo e com entrada gratuita.
Esta edição do LETHES tem um cariz especial para os Hinoportunos, uma vez que pretende homenagear André Simão Oliveira e João Tiago Matos, elementos da Hinoportuna que recentemente faleceram.
Assim, André Coelho explica que o grande espetáculo que se vai realizar no Teatro Sá de Miranda, no dia 1 de junho, vai ser dedicado a eles e às suas famílias.
A Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, a TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, a TUM – Tuna Universitária do Minho e a TUP – Tuna Universitária do Porto vão ser os grupos que estarão a concurso.
O público terá ainda a oportunidade de apreciar a TVVC – Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, como tuna convidada extraconcurso, e, como não podia deixar de ser, a Hinoportuna – Tuna Académica de Viana do Castelo, tuna organizadora do festival.
Tradicionalmente os bilhetes para o Teatro Sá de Miranda esgotam alguns dias antes, pelo que a Hinoportuna aconselha os espetadores a garantirem o seu ingresso atempadamente, nos locais habituais e em hinoportuna.bol.pt.

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.