O LETHES – Festival de Tunas Cidade Viana do Castelo está de regresso para a sua 22ª edição no próximo dia 1 de junho. André Coelho, Presidente da Direção da Hinoportuna – Tuna Académica de Viana do Castelo, diz que "esta edição irá realizar-se num contexto muito especial para a tuna, nestes 31 anos de existência do grupo".
Na primeira noite do festival, no dia 31 de maio às 21h30, haverá a tradicional Serenata na Sé Catedral de Viana do Castelo, sendo um momento de apresentação das tunas à cidade de Viana do Castelo e com entrada gratuita.
Esta edição do LETHES tem um cariz especial para os Hinoportunos, uma vez que pretende homenagear André Simão Oliveira e João Tiago Matos, elementos da Hinoportuna que recentemente faleceram.
Assim, André Coelho explica que o grande espetáculo que se vai realizar no Teatro Sá de Miranda, no dia 1 de junho, vai ser dedicado a eles e às suas famílias.
A Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, a TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, a TUM – Tuna Universitária do Minho e a TUP – Tuna Universitária do Porto vão ser os grupos que estarão a concurso.
O público terá ainda a oportunidade de apreciar a TVVC – Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, como tuna convidada extraconcurso, e, como não podia deixar de ser, a Hinoportuna – Tuna Académica de Viana do Castelo, tuna organizadora do festival.
Tradicionalmente os bilhetes para o Teatro Sá de Miranda esgotam alguns dias antes, pelo que a Hinoportuna aconselha os espetadores a garantirem o seu ingresso atempadamente, nos locais habituais e em hinoportuna.bol.pt.
O Município de Viana do Castelo vai promover, no próximo dia 26 de setembro, o workshop “(Sobre)viver na Selva – Luto e perdas”, uma ação formativa dirigida a profissionais que intervêm em contextos de luto e perda.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, Valença, recebe nos dias 30 e 31 de agosto o Festival Gastronómico Sabores do Anho, iniciativa que celebra a tradição culinária do Minho, com destaque para o emblemático anho no forno com arroz pingado, prato típico da região servido em alguidar de barro e preparado nos tradicionais fornos a lenha.
No próximo dia 4 de setembro, o Município de Ponte de Lima, através do Museu dos Terceiros, convida a comunidade a participar na Rota dos Azulejos, uma iniciativa cultural inserida no programa comemorativo dos 900 anos da atribuição do Foral à vila.
O Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral celebra-se, desde 2016, a 5 de setembro, por iniciativa da International Spinal Cord Society (ISCoS). Todos os anos, este dia serve de mote para refletir sobre um tema central relacionado com estas lesões.
A freguesia de Areosa, em Viana do Castelo, volta a cumprir a tradição com a realização das Festas em Honra de São Mamede, entre os dias 29 e 31 de agosto, com uma programação que combina a componente religiosa com animação musical, cultura popular e gastronomia regional.
O concelho de Viana do Castelo será palco de mais um fim de semana marcado pela diversidade e dinamismo, com várias iniciativas a decorrer entre sábado, 30 de agosto, e domingo, 31 de agosto. Desporto, tradição e cultura popular marcam presença numa programação que promete atrair participantes e público de diferentes idades.
Monção vai acolher, entre 27 e 30 de agosto, o projeto “Aldeia Feliz”, uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) que tem como principal objetivo promover a literacia em saúde, combater fatores de risco associados ao envelhecimento e mitigar o isolamento social da população mais idosa.