A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve em flagrante um homem de 45 anos, suspeito de burla qualificada, branqueamento de capitais e associação criminosa, num esquema fraudulento vulgarmente conhecido como “Burla do Amor” ou “Romance Scam”. A detenção ocorreu no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
Segundo a investigação, a vítima, uma mulher de 64 anos, foi ludibriada desde 2022, acreditando manter uma relação afetiva com um conhecido artista, com quem comunicava através de redes sociais. Ao longo do tempo, a vítima entregou diversas quantias de dinheiro, totalizando mais de 250 mil euros, através de transferências bancárias, aquisição de cartões de criptomoedas e encontros presenciais com representantes do suposto artista.
O suspeito viajou recentemente desde França, onde reside, até ao Porto para receber mais 25 mil euros da vítima, sendo detido pela PJ antes da entrega do dinheiro. Durante a detenção, foram apreendidos diversos equipamentos telefónicos e outros elementos de prova considerados relevantes para o caso.
O detido será apresentado à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório e eventual aplicação das medidas de coação consideradas adequadas.
A Polícia Judiciária alerta para este tipo de burlas, fornecendo orientações sobre como identificá-las no guia disponível em: Indícios de burlas afetivas.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.