Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De acordo com comunicado da GNR, a detenção ocorreu após alertas para cinco focos de incêndio registados num curto espaço de tempo, entre as 13h07 e as 14h11, que mobilizaram várias patrulhas para o terreno. A rápida atuação das autoridades permitiu surpreender o indivíduo em flagrante delito, precisamente no momento em que estava a iniciar mais um foco de incêndio com chama direta.
Durante a operação, foi apreendido o isqueiro utilizado pelo suspeito. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Investigação Criminal do Comando Territorial de Viana do Castelo, com apoio de patrulhas dos postos de Valença e Vila Nova de Cerveira.
A GNR revelou ainda que, até ao dia 25 de agosto, já deteve 44 pessoas em flagrante delito por incêndio florestal em todo o país, tendo identificado mais de 600 suspeitos por este tipo de crime.
Recorde-se que Portugal continental tem sido severamente afetado por incêndios rurais nos últimos meses, em especial nas regiões Norte e Centro. Desde julho, os fogos já causaram quatro vítimas mortais, entre elas um bombeiro, vários feridos e elevados prejuízos materiais, incluindo habitações, explorações agrícolas e milhares de hectares de floresta.
Segundo dados oficiais provisórios, mais de 254 mil hectares já arderam este ano, dos quais mais de 57 mil só no grande incêndio que teve início em Arganil.
A GNR relembra que está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para denúncias de comportamentos de risco e esclarecimento de dúvidas sobre infrações ambientais.
No próximo dia 6 de setembro de 2025, pelas 16h00, o Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora será palco da estreia do filme "Entre Redes e Marés", uma produção com forte identidade local que promete emocionar a comunidade.
O SC Vianense entrou com o pé direito na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer de forma clara e convincente o dérbi minhoto frente ao Valenciano, por 1-4, em Valença do Minho, na 1.ª eliminatória da prova rainha do futebol português.
De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
O futsal distrital volta a entrar em cena com a disputa das Supertaças da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), agendadas para os dias 20 de setembro e 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Caminha.
Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.