Um homem de 71 anos morreu hoje, em Ponte de Lima, na sequência de um acidente que envolveu um motocultivador, e a mulher, de 77 anos, sofreu ferimentos num pé, tendo sido transportada ao hospital de Viana do Castelo.
Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Carlos Lima, adiantou que o homem “ficou preso debaixo da máquina” e que, após os trabalhos realizados pelos bombeiros para o libertar de desencarceramento, não apresentava sinais de vida”.
Segundo o responsável, à chegada da Viatura de Emergência Médica (VMER), estacionada no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, o óbito foi declarado no local, sendo que o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), na capital do Alto Minho.
Carlos Lima adiantou que uma das rodas do motocultivador se encontrava atolada, mas referiu serem ainda desconhecidas as causas do acidente. “A única testemunha foi a mulher, mas não se encontrava em condições para falar e foi transportada ao hospital para receber tratamento nos ferimentos que apresentava num pé”, relatou.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima acrescentou que o casal estaria a chegar a casa quando se deu o acidente. O motocultivador transportava erva e lenha.
Ao local compareceram 22 operacionais de nove viaturas dos bombeiros, a VMER, uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) e o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM, a GNR e, o Núcleo de Investigação de Crimes de Acidentes de Viação (NICAV) daquela força policial.
A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.
Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.