Um homem de 71 anos morreu hoje, em Ponte de Lima, na sequência de um acidente que envolveu um motocultivador, e a mulher, de 77 anos, sofreu ferimentos num pé, tendo sido transportada ao hospital de Viana do Castelo.
Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Carlos Lima, adiantou que o homem “ficou preso debaixo da máquina” e que, após os trabalhos realizados pelos bombeiros para o libertar de desencarceramento, não apresentava sinais de vida”.
Segundo o responsável, à chegada da Viatura de Emergência Médica (VMER), estacionada no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, o óbito foi declarado no local, sendo que o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), na capital do Alto Minho.
Carlos Lima adiantou que uma das rodas do motocultivador se encontrava atolada, mas referiu serem ainda desconhecidas as causas do acidente. “A única testemunha foi a mulher, mas não se encontrava em condições para falar e foi transportada ao hospital para receber tratamento nos ferimentos que apresentava num pé”, relatou.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima acrescentou que o casal estaria a chegar a casa quando se deu o acidente. O motocultivador transportava erva e lenha.
Ao local compareceram 22 operacionais de nove viaturas dos bombeiros, a VMER, uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) e o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM, a GNR e, o Núcleo de Investigação de Crimes de Acidentes de Viação (NICAV) daquela força policial.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.