Um homem de 57 anos morreu hoje numa explosão quando estaria a manusear um bidão com diluente junto a um anexo de uma habitação na freguesia de Crasto, em Ponte de Lima, disse fonte da proteção civil.
O segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Hugo Fernandes, referiu existirem “fortes indícios de que o homem estivesse a cortar o bidão de diluente com uma rebarbadora”.
Fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo afirmou estarem em curso diligências para apurar as causas da explosão, mas referiu haver “fortes indícios” da utilização da rebarbadora para cortar o bidão de diluente, junto a um anexo de uma habitação de familiares da vítima mortal.
O segundo comandante Hugo Fernandes adiantou que a explosão não causou danos no anexo, nem na habitação.
O alerta foi dado às 09:54 por um familiar da vítima.
Hugo Fernandes adiantou ter sido acionada uma equipa de psicólogos do INEM para prestar apoio aos familiares da vítima.
Ao local compareceram 16 operacionais e sete viaturas dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Ponte de Lima, a Viatura de Emergência Médica (VMER) estacionada no hospital de Viana do Castelo, a Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) do INEM e a GNR.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.