Um homem de 40 anos foi constituído arguido por suspeita de provocar um incêndio florestal na localidade de Vila Chã, naquele concelho.
De acordo com a GNR de Viana do Castelo, o fogo teve origem numa queima de sobrantes não autorizada que se descontrolou e acabou por alastrar à área florestal. As diligências policiais permitiram identificar e localizar rapidamente o suspeito, que acabou notificado como arguido. O caso foi já remetido ao Tribunal Judicial de Ponte da Barca.
A Guarda recorda que as queimas e queimadas continuam a ser uma das principais causas de incêndios em Portugal e alerta que estas práticas estão proibidas sempre que o risco de incêndio rural seja «muito elevado» ou «máximo». Fora desses períodos, só podem ser realizadas mediante autorização ou comunicação prévia às autoridades.
A GNR reforça ainda a importância de cumprir as regras de segurança, nunca realizar queimas sozinho e manter um telemóvel por perto para situações de emergência.
Qualquer denúncia ou pedido de esclarecimento pode ser feito através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), disponível 24 horas por dia.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.