Hoje é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O dia 10 de junho de 1580 é a data provável da morte de Luís Vaz de Camões.
Em 1940, a Itália de Mussolini declarava guerra ao Reino Unido e à França. Em 1942, ocorria o massacre de Lidice, na Checoslováquia ocupada pelas forças nazis. Em 1944, era inaugurado o estádio Nacional, no Jamor, em Lisboa.
Em 1969, Paulo VI participava, em Genebra, nas comemorações do cinquentenário da criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 1985, o primeiro carregamento de alimentos, medicamentos e vestuário, adquiridos com a venda do disco “We Are the World”, partia para a Etiópia e o Sudão.
Em 1986, Isabel II atribuía o título de Cavaleiro do Império Britânico ao músico irlandês Bob Geldoff. Em 1987, o presidente sul-africano Pieter Botha anunciava a prorrogação do estado de emergência no país.
Em 1988, era assinado o protocolo adicional ao Acordo Cultural Luso-Brasileiro, que instituiu o Prémio Camões. Em 1992, a RTP iniciava emissões em direto, via satélite, para as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Em 1994, morria, aos 54 anos, a jornalista Alice Cruz. Em 1996, Eduardo Lourenço recebia o Prémio Camões.
Em 2003, o presidente timorense Xanana Gusmão recebia o Prémio Félix Houphouët-Boigny para a paz. E o secretário-geral da ONU pedia a libertação da Prémio Nobel Aung San Suu Kyi, detida pela junta militar birmanesa, no início do mês.
Em 2004, morriam o músico norte-americano Ray Charles, 73 anos, e o deputado Lino de Carvalho, 58 anos, vice-presidente da Assembleia da República, membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e do Comité Central do PCP. Em 2005, morria, aos 70 anos, René Bertholo, artista plástico, fundador do movimento KWY, nome marcante da arte portuguesa contemporânea.
Em 2006, o segundo filme de animação de Regina Pessoa, “História Trágica com Final Feliz”, vencia o Grande Prémio de Curta-Metragem do Festival de Cinema de Animação de Annecy, França. Morria, aos 72 anos, Ruth Garcês, a primeira juíza em Portugal.
Em 2007, os portugueses Álvaro Marinho e Miguel Nunes sagravam-se campeões da Europa da classe 470 em vela, ao terminarem em terceiro lugar a última regata do Europeu, disputado em Salónica, Grécia. O fotógrafo do Mali Malick Sidibe recebia o Leão de Ouro pelo conjunto da sua carreira, na 52ª Bienal Internacional de Arte de Veneza.
Em 2008, morria o escritor Tchinguiz Aitmatov, do Quirguistão.
Em 2009, os fabricantes de automóveis Chrysler e Fiat formalizavam a aliança.
Em 2012, morria, com 97 anos, Maria Keil, artista plástica, autora de vários painéis de azulejos das primeiras estações do Metropolitano da de Lisboa. Morria Georges Mathieu, pintor francês, criador do movimento da abstração lírica. Tinha 91 anos.
Em 2014, Pequim publicava um “Livro Branco” sobre Hong Kong em que reafirma o seu controlo e soberania sobre a cidade.
Em 2018, as canoístas portuguesas Teresa Portela e Joana Vasconcelos conquistavam o título europeu em K2 200 metros, em Belgrado, ao terminarem a final em 37,055 segundos. Morria, aos 64 anos, Joana Pimentel, investigadora, responsável pelas aquisições patrimoniais da Cinemateca Portuguesa. Morria, aos 78 anos, Altino do Tojal, escritor e jornalista.
Em 2020, morria, aos 92 anos, Maria José de Basto, atriz. Morria, aos 75 anos, José Maria Pinto Basto Mascarenhas, presidente da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.