A Câmara de Caminha disponibiliza, a partir de hoje, uma plataforma digital com o repositório genealógico do concelho, resultado de uma investigação de quase 10 anos com dados sobre as origens familiares de “mais de 100 mil pessoas”.
A intenção do projeto, que começou em 2015, foi reconstituir “todas as comunidades históricas do concelho, através da construção de uma base de dados genealógica por cada freguesia, desde o início da existência dos assentos paroquiais (normalmente nas primeiras décadas do século XVII)”, indica, em comunicado, a câmara.
Fonte do município explicou à Lusa que a investigação lançada pela historiadora Aurora Rego reuniu, na base de dados que vai ficar disponível ‘online’ na sexta-feira, informação de “mais de 100 mil pessoas”.
O repositório permite “aos residentes e a todos os indivíduos com ligações ao concelho de Caminha, em qualquer parte do mundo, aceder às suas raízes familiares e genealógicas, desde o início do século XVII”, descreve a autarquia.
Na nota de imprensa, a Câmara de Caminha explica que o objetivo do trabalho foi “reconstituir as comunidades históricas do concelho de Caminha, ao longo de três séculos, freguesia a freguesia”.
Por outro lado, pretendeu-se “resgatar a identidade das gerações passadas desde o início dos lançamentos dos registos paroquiais, identificando todas as famílias que participaram na evolução das freguesias do território, bem como atribuir um nome a todos os indivíduos que integraram as várias camadas geracionais anónimas” do concelho.
A genealogia das freguesias do concelho de Caminha “pode ser consultada na plataforma digital da Casa de Sarmento (Unidade Diferenciada da Universidade do Minho), onde se encontra alocado o Repositório Nacional”.
No ‘site’ do município, na área Viver, vai existir uma ligação para a plataforma.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.