Logo
Regional

Hinoportuna vence Melhor Coreografia em festival de Tunas no Porto

19 Outubro, 2022 | 14:28
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Foi um regresso à cidade invicta da Hinoportuna. Depois das duas vitórias consecutivas na 29ª e 30ª edição deste histórico festival, a tuna vianense ansiava por este reencontro com os camaradas da Tuna Universitária do Porto, bem como os amigos do Orfeão Universitário do Porto.

O festival começou com a noite de serenatas nos jardins da Foz. “Entre o Douro e o Atlântico” foi o mote para uma noite ao ar livre junto ao Passeio Alegre, onde se escutaram lindas baladas de todas as tunas participantes, com muito público a presentar as tunas com aplausos e muito calor humano. A Hinoportuna apresentou-se cantando “Cantigas de Maio” de Zeca Afonso e “Quinta-feira de Ascensão”, uma música tradicional do Cante Alentejano.

No sábado foi dia de voltar ao Coliseu do Porto. A Hinoportuna foi a última tuna a concurso e apresentou-se numa sala repleta de público e que vibrou com a alegria contagiante do Alto Minho, muito bem representada pela participação especial da dança levada a palco com quatro pares do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela para a estreia do tema “Chula da Meadela”, com arranjos de vozes e musicais que impressionaram todo o auditório a somar pela belíssima prestação das danças e das cores do trajar das gentes de Viana.

De resto, a atuação teve o seguinte alinhamento: Maio Maduro Maio (Zeca Afonso), Duetos (Instrumental Júlio Pereira). Entre o Samba e o Fado (original), Balada ao Vento (original), Amor de Perdição (original) e Chula da Meadela (tradicional).

A noite havia de encerrar com uma fantástica atuação da TUP onde foram a palco os fantásticos temas que perfumam o mágico universo académico da cidade invicta com temas como “Amores de Estudante”, entre outros.

Por fim, foram entregues os prémios de participação do certame às tunas presentes: Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto, Cuarentuna de Burgos, Antúnia – Tuna de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, Tuna Académica de Biomédicas do Porto e Tuna de Engenharia da Universidade do Porto.

A Hinoportuna trouxe para Viana do Castelo o prémio de Melhor Coreografia, que premeia os pandeiretas e estandartes, bem como certamente a participação dos amigos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela.

Os prémios atribuídos pelo Júri do Festival foram os seguintes:

Melhor prestação vocal – TAB / Melhor prestação Instrumental – TEUP / Melhor coreografia – Hinoportuna / Melhor arranjo musical – anTUNiA e o Grande prémio XXXVI FITU – anTUNiA.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.