Logo
Regional

Hinoportuna vence Melhor Coreografia em festival de Tunas no Porto

19 Outubro, 2022 | 14:28
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Foi um regresso à cidade invicta da Hinoportuna. Depois das duas vitórias consecutivas na 29ª e 30ª edição deste histórico festival, a tuna vianense ansiava por este reencontro com os camaradas da Tuna Universitária do Porto, bem como os amigos do Orfeão Universitário do Porto.

O festival começou com a noite de serenatas nos jardins da Foz. “Entre o Douro e o Atlântico” foi o mote para uma noite ao ar livre junto ao Passeio Alegre, onde se escutaram lindas baladas de todas as tunas participantes, com muito público a presentar as tunas com aplausos e muito calor humano. A Hinoportuna apresentou-se cantando “Cantigas de Maio” de Zeca Afonso e “Quinta-feira de Ascensão”, uma música tradicional do Cante Alentejano.

No sábado foi dia de voltar ao Coliseu do Porto. A Hinoportuna foi a última tuna a concurso e apresentou-se numa sala repleta de público e que vibrou com a alegria contagiante do Alto Minho, muito bem representada pela participação especial da dança levada a palco com quatro pares do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela para a estreia do tema “Chula da Meadela”, com arranjos de vozes e musicais que impressionaram todo o auditório a somar pela belíssima prestação das danças e das cores do trajar das gentes de Viana.

De resto, a atuação teve o seguinte alinhamento: Maio Maduro Maio (Zeca Afonso), Duetos (Instrumental Júlio Pereira). Entre o Samba e o Fado (original), Balada ao Vento (original), Amor de Perdição (original) e Chula da Meadela (tradicional).

A noite havia de encerrar com uma fantástica atuação da TUP onde foram a palco os fantásticos temas que perfumam o mágico universo académico da cidade invicta com temas como “Amores de Estudante”, entre outros.

Por fim, foram entregues os prémios de participação do certame às tunas presentes: Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto, Cuarentuna de Burgos, Antúnia – Tuna de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, Tuna Académica de Biomédicas do Porto e Tuna de Engenharia da Universidade do Porto.

A Hinoportuna trouxe para Viana do Castelo o prémio de Melhor Coreografia, que premeia os pandeiretas e estandartes, bem como certamente a participação dos amigos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela.

Os prémios atribuídos pelo Júri do Festival foram os seguintes:

Melhor prestação vocal – TAB / Melhor prestação Instrumental – TEUP / Melhor coreografia – Hinoportuna / Melhor arranjo musical – anTUNiA e o Grande prémio XXXVI FITU – anTUNiA.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 3 Dezembro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, o Tebosa, em jogo a contar para a 12ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. A equipa de Viana do Castelo encontrou muitas dificuldades, mas conseguiu vencer (3-2) a partida.

Nacional 3 Dezembro, 2023

Faleceu o general Luís Araújo aos 74 anos

O general Luís Araújo, que foi chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) entre 2011 e 2014 morreu, ontem, aos 74 anos. O comunicado foi feito pelo EMGFA através das redes sociais. 

Desporto 3 Dezembro, 2023

Voleibol Clube de Viana garante manutenção na 1ª Divisão

Na penúltima jornada da 1ª Divisão de Seniores Masculinos, o Voleibol Clube de Viana assegurou o apuramento para a 2.ª Fase da Liga Una Seguros, onde se luta pelo titulo e garantiu a manutenção no principal escalão do voleibol nacional. A equipa de Viana do Castelo precisava da vitória em Santo Tirso e assim aconteceu.

Desporto 3 Dezembro, 2023

Sport Clube Vianense volta hoje a jogar no Estádio Dr. José de Matos

A equipa sénior do Sport Clube Vianense volta hoje a jogar no Estádio Dr. José de Matos. A falta de resultados positivos na Liga 3 (é último com 6 pontos), obrigou a SAD do emblema centenário de Viana do Castelo a tomar essa decisão. Recorde-se que o Vianense perdeu todos os jogos realizados esta época no Estádio Municipal Manuela Machado.

Regional 3 Dezembro, 2023

Caminha: SUMA assegura recolha de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana no concelho até 2027

Desde o dia 1 de dezembro que os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos, fornecimento, manutenção e lavagem de contentores e limpeza urbana do Município de Caminha passaram a ser assegurados pela empresa SUMA S.A., vencedora do Concurso Público Internacional lançado para a prestação destes serviços durante quatro anos.

Desporto 3 Dezembro, 2023

Escola Desportiva de Viana segue em frente na Taça de Portugal de hóquei em patins

Dos jogos referentes aos 32 avos de final da Taça de Portugal de seniores masculinos em hóquei em patins, o destaque vai para a derrota (6-4) da Juventude Viana em Ponta Delgada, nos Açores, frente ao Marítimo SC, que joga na 3ª divisão nacional.

Regional 3 Dezembro, 2023

António Costa: Linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto avança “se houver luz verde” entre o PS e o PSD

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o primeiro concurso para a construção de uma linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto será lançado "se o futuro líder do PS e o atual líder do PSD derem luz verde".